Boris Ber recebe placa em homenagem aos 65 anos da Federação dos vereadores Floriano e Natalini

Em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira, no plenário da Câmara Municipal de São Paulo, os vereadores Gilberto Natalino (PV) e Floriano Pesaro (PSDB) homenagearam os 65 anos da Federação Israelita do Estado de São Paulo – FISESP.

Fundada em 1946, a entidade tem como principal bandeira o fortalecimento do judaísmo, preservando a continuidade dos valores e tradições judaicas. A Federação abrange os principais aspectos da vida comunitária, tais como educação, religião, assistência social, serviços fúnebres, esportes, saúde, juventude, terceira idade, apoio às comunidades do litoral e do interior do Estado.

“É uma honra poder homenagear uma das federações mais importantes que nós temos em São Paulo. Além de congregar os judeus, ela articula as organizações judaicas de São Paulo que se dedicam a arte, cultura, a educação e a área social e com uma presença forte. A Federação vem trabalhando há 25 anos para integração não só da comunidade judaica e com as demais comunidades. É um trabalho permanente e contínuo e de muita responsabilidade que vem gerando muitos resultados”, disse Floriano Pesaro.

Segundo Natalini, representantes da comunidade judaica no meio artístico, social e empresarial têm contribuído muito com a cidade de São Paulo. “Além disso, a Federação Israelita defende a comunidade judaica e o estado de Israel, mas com uma mensagem pacífica e conciliatória, mostrando uma concordância com as demais comunidades da capital paulista, inclusive com os árabes. Isso é um exemplo para o mundo de convivência pacífica e, por isso, decidimos fazer essa homenagem”, disse.

O presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Boris Ber, recebeu as homenagens em nome da comunidade judaica e agradeceu o empenho da Câmara em homenagear o sexagésimo quinto aniversário da entidade. “Estar dentro desta Casa da lei é muito importante porque mostra que a nossa vocação está sendo reconhecida. Além disso, mostra que no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo, as comunidades convivem de maneira pacífica e este deveria ser exemplo para o mundo todo. Estamos muito felizes com esta homenagem”, afirmou Boris Ber.

Fizeram parte da mesa, além dos vereadores Gilberto Natalini e Floriano Pesaro, o cônsul de Israel em São Paulo, Ilan Sztulman; o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Boris Ber; a secretária adjunta do Verde e do Meio Ambiente, Leda Maria Aschermann; a representante da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Anita Schwartz; o representante da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, Ari Friedenbach, o presidente do Conselho da FISESP e presidente da Unibes, Bruno Laskowsky; o vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Mauro Terepins, e o presidente da Câmara, José Police Neto.

O Coral do Iavne, regidos pela maestrina Tania Frankiel Travassos, entoou os hinos de Israel e do Brasil, e o cantor Rafael Zolko abrilhantou a noite com a canção “Yerushalaim Shel Zahav”.