Samuel Klein, que fez uma significativa doação para a construção do prédio, será homenageado com um edifício em seu nome.

Lideranças Judaicas prestigiaram o evento

Um grande evento com a presença de mais de 400 pessoas entre autoridades, rabinos, lideranças judaicas e membros da Sinagoga e da comunidade judaica, marcou nesta quarta-feira, 02 de novembro, a colocação da Pedra Fundamental da nova Sede da Sinagoga Knesset Israel, justamente no dia da comemoração de seus 95 anos.

A solenidade foi marcada por discursos do ex-presidente da Sinagoga, Dory Bendit, Rabino Shabsi Halpern (representando os rabinos presentes), Boris Ber, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Guilherme Mattar, secretario adjunto de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, (representando o prefeito Gilberto Kassab), vereador Floriano Pesaro, (representando o governador Geraldo Alckmin) e dos anfitriões da casa, rabino Motl Malowany e do presidente da Sinagoga Mauro Varnovitzky.

Em suas falas, todos ressaltaram a importância da Sinagoga para a comunidade judaica, bem como da nova sede da Knesset Israel, que será um templo de grande magnitude e importância, localizado estrategicamente no bairro de Higienópolis, à Avenida Angélica, 525.

Em seu novo projeto e com sede própria, a Sinagoga, que chega a atender
cerca de 700 pessoas nas Grandes Festas, passará a ser um centro de referencia para a comunidade judaica ashkenazi de São Paulo. Com uma área total de construção em torno de 3.371 m2, e capacidade para aproximadamente 530 pessoas, possuirá ambientes amplos, iluminados naturalmente e funcionalmente integrados.

“A Knesset Israel, terá um projeto diferenciado por tratar-se da sinagoga frequentada , por muitos anos, pelos meus avós. Tornou-se,por este motivo, um desafio prazeroso e um orgulho pessoal e simbólico, para mim. Renovar e ter a liberdade de experimentar uma nova idéia, num projeto tão significativo, me impulsionou a criar espaços cenográficos de atmosfera mística, mesclando novas idéias, aos costumes de uma cultura rica e milenar”, declarou o arquiteto Itamar Berezin, que assina o projeto arquitetônico da nova sede , cuja fachada refletirá uma linguagem escultural dinâmica e arrojada de uma arquitetura intencionalmente vanguardista”.

O ato foi marcado pelo fechamento de uma Cápsula do Tempo, idealizada para ser enterrada junto com o marco inicial da construção, contendo a relação dos membros, a lista dos presentes à solenidade, além de discursos e fotografias do evento de lançamento da Pedra Fundamental.

Samuel Klein, que fez uma significativa doação para a construção do prédio, será homenageado com um edifício em seu nome.

Knesset Israel foi a segunda Sinagoga de São Paulo

Em 02 de novembro de 1916 foi fundada a Sinagoga Knesset Israel, segunda Sinagoga da comunidade judaica paulista, localizada à Rua Newton Prado 176, no Bom Retiro, conhecida como “Groisse Shil”. A fundação ocorreu em 1916, porém a Sinagoga ficou pronta em 1918 e contava com 300 sócios. Durante a primeira e a segunda Guerra Mundial ela serviu para absorver os imigrantes europeus e sobreviventes do Holocausto que desembarcaram no Brasil.

Por mais de 30 anos, a Sinagoga não teve um rabino fixo (de 60 a 94) e contava com um grupo de pessoas que se encarregava de fazer os serviços religiosos e de lutar pela sobrevivência da Entidade. Em 1994, foi contratado um rabino para ficar à frente dos serviços religiosos e de se aproximar com as famílias da Congregação.

Em fevereiro de 1997, com a mudança de muitas famílias judaicas do Bom Retiro para Higienópolis, foi inaugurada a sede da Avenida Angélica, para onde transferiu-se a sede central da Instituição.

De lá para cá, os membros da Knesset Israel se mantiveram firmes ao propósito de buscar o aumento do quadro social, o engajamento de novos membros e a estabilização de uma filosofia comunitária, no sentido de implantar, manter e desenvolver um ativo centro comunitário dentro das tradições judaicas.

Um novo marco inicia-se agora, com a colocação da Pedra Fundamental da nova sede da Knesset Israel

Guilherme Mattar, Floriano Pesaro, Rabino Motl Malowany, Boris Ber e Mauro Varnovitzky