Ilan Goldfajn ministrou a palestra “Perspectivas Econômicas Mundial e Brasil”

Jayme Blay, Ilan Goldfajn e Yaron Littan
Jayme Blay, Ilan Goldfajn e Yaron Littan

A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, reuniu nesta terça-feira, 22 de outubro, no Restaurante Parigi, um seleto grupo de empresários, para um almoço-palestra com Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco e sócio do Itaú BBA.

Goldfajn, que também foi diretor de política econômica do Banco Central (2000-2003) e economista do FMI (1996-1999), além de consultor de organizações internacionais como Banco Mundial, FMI e ONU, ministrou a palestra “Perspectivas Econômicas Mundial e Brasil”, na qual abordou os desafios dos próximos anos em decorrência da mudança do cenário econômico mundial e, dentro desta realidade, como o Brasil pode se reinventar para continuar progredindo.

“O contexto mundial mudou muito após uma das suas maiores crises em 2009, com a Europa em recessão e os Estados Unidos em forte queda. Porém, os países emergentes só vieram a sentir esta queda em 2011 e 2012, quando a desaceleração chegou por aqui. Hoje, a capacidade do Brasil crescer não ultrapassa os 4%. O país precisa de muitos investimentos e de aumentar sua produtividade. O governo entendeu que precisa investir em infraestrutura para levantar o espírito dos empreendedores”, destacou o economista.

Outro ponto importante levantado pelo palestrante foi o de que o superávit primário ficará distante da meta neste ano e no próximo. Segundo ele, o governo conseguirá evitar o rebaixamento da nota soberana do País em 2014, em decorrência da menor expansão parafiscal. A redução de repasses do Tesouro para o BNDES é um esforço positivo nessa direção e permite que a dívida bruta não suba.

Após sua apresentação, Ilan esclareceu muitas dúvidas do público presente, com questões sobre reforma tributária, câmbio, mudanças no cenário político, agronegócios, eleições e copa do mundo, entreoutros temas.

“Ilan Goldfajn é uma figura impar dentro do cenário econômico brasileiro. Ele tem uma capacidade de transmissão de informações em um nível extremamente elevado, ao mesmo tempo em que consegue ser simples e objetivo. O formato desse evento, que é um pouco mais intimista, permite a troca de ideias e informações, e agradou muito aos nossos associados”, frisou o presidente da Câmara Brasil-Israel, Jayme Blay.

O cônsul de Israel em São Paulo Yoel Barnea, destacou a oportunidade de estar com o economista: “Goldfajn nos fez uma resenha muito interessante da realidade brasileira e sobre o futuroeconômico do país. Parabenizo o presidente da Câmara e toda sua diretoria por esta iniciativa”.

“Conheço o Ilan desde os tempos de Banco Central. Ele é um economista extraordinário, prático, gramático e brilhante. O que ele fala, podemos registrar, pois é o que vai acontecer. Sou frequentador assíduo dos eventos da Câmara e parabenizo a entidade por realizar encontros como o de hoje”, ressaltou o empresário Romeu Chap Chap.