Mateus Solano e sua esposa Paula Braun visitaram a Terra Santa à convite da CONIB e do Ministério de Turismo de Israel

Depois do sucesso de seu personagem Félix, na novela Amor à Vida, o ator Mateus Solano atingiu um nível muito alto de popularidade e reconhecimento de seu trabalho. De formação judaica, nascido em Brasília, filho de pai diplomata, Mateus foi criado no Rio de Janeiro pela mãe, psicóloga, desde a separação dos pais, quando ele tinha cinco anos. Antes disso, morou em Washington, nos Estados Unidos, e em Lisboa, Portugal. O teatro entrou em sua vida nas aulas curriculares da Escola Parque, na Gávea, onde estudou durante 13 anos.

Em entrevista ao Jornal Alef, há dois anos atrás, Solano descreveu sua ligação com o judaísmo: “Minha mãe sempre me conduziu. Ela nunca me obrigou a nada, mostrando o que ela achava bacana e aquilo me chamou a atenção, provocou a identificação. Desde sempre frequentamos a CJB e o rabino Nilton Bonder. Todas as semanas voltávamos da Barra da Tijuca para casa e debatíamos a Parashá. Eu costumo dizer que eu sou judeu de verdade, porque eu escolhi ser judeu, fiz meu brith-milá e meu bar-mitzvá. Nunca estudei em colégio judaico, mas fui da Chazit, e tenho recordações maravilhosas desse período. Tenho mezuzá na porta de casa. Sempre frequentei sinagoga, frequento a CJB sempre que possível, e muito do que o rabino Nilton Bonder fala ultrapassa meus ouvidos e entra em meu coração. O judaísmo é fundamental em minha vida, pois aprendi a importância de ser generoso e de acreditar no potencial do outro. Comemoro os feriados, e em Yom Kipur faço o jejum, fico o dia todo na sinagoga, não faço mera figuração, vivencio a experiência, pois em Yom Kipur é a chance que tenho de sair da minha rotina mental e física, e ainda pensar em todas as coisas que quero para o meu ano. Eu acho Yom Kipur uma das datas mais lindas que existem entre todas as religiões.”

Apesar de toda a identificação judaica, Mateus não conhecia Israel e foi convidado pela Confederação Israelita do Brasil e pelo Ministério de Turismo de Israel para realizar esse antigo sonho. A Conib tem como uma de suas prioridades o trabalho de esclarecimento sobre judaísmo e Israel e o combate ao antissemitismo. A entidade busca promover viagens de formadores de opinião, como jornalistas, políticos, intelectuais e artistas, para conhecer a realidade israelense. A visita ao país tem se mostrado como um dos mecanismos mais eficientes para derrubar preconceitos e desinformação.

O ator acompanhado de sua esposa, Paula Braun, também atriz que atuou na novela representando uma médica judia que se envolvia emocionalmente com um colega de origem palestina, viajaram no dia 17 de junho para Israel. No roteiro, visitas ao Muro das Lamentações, Yad Vashem, Museu de Israel, escavações arqueológicas, lugares santos cristãos na Cidade Velha de Jerusalém, Massada, Mar Morto, deserto do Negev, Tel Aviv. A gaúcha Aline Szewkies foi escolhida pelo Ministério do Turismo de Israel para ser a guia e acompanhar o casal em sua visita a Israel. A guia de turismo que reside em Jerusalém registrou a experiência em seu facebook:

“Hoje terminei de guiar um casal incrivel, Mateus Solano e Paula Braun. Kabalat shabat no muro das lamentacoes, visita ao museu do holocausto, Knesset, lugares santos judaicos e cristaos, passeio de jipe no deserto, flutuar no mar morto o lugar mais baixo do mundo e muito mais. Muito obrigada Mateus e Paula vocês são pessoas increiveis e espero vocês na próxima visita a Israel.”

mateus e mulher

Confira algumas imagens da viagem no facebook da CONIB

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.835242006505700.1073741835.133625896667318&type=1

Fonte: Firs.org.br