Na última 2ª feira (25/4), membros de Novas Gerações do CJL assistiram a palestra de Issawi Frej, parlamentar árabe-israelense pelo Partido Meretz, realizada na sinagoga Beth –El, em São Paulo.
Frej veio ao Brasil para participar da conferência da União Internacional Progressista, e aproveitando sua estada, conversou com interessados em conhecer as propostas de seu Partido para o conflito palestino-israelense.
Issawi iniciou sua fala traçando um panorama de Israel, e foi bem claro quanto sua posição diante do conflito: “A única saída para o conflito é a solução de dois estados. Não há solução fora disso.”
Segundo Carlos Eduardo Bekerman, um dos integrantes de Novas Gerações que participou do encontro, Frej também se colocou contra o BDS, alertando que esse movimento só fortalece Netanyahu. “Também, discordou da mistura de politica com religião”, disse. E prosseguiu: “ Essa combinação é nociva e traz o risco de Israel se tornar um pais teocrático”. Para Bekerman, o deputado se colocou com muita lucidez, defendeu a plataforma do Meretz, um partido de esquerda sionista de Israel.
Já Arthur Holender relata que o encontro com o deputado do foi muito interessante. “Ele esclareceu que faz parte da oposição ao governo atual, e diz que o primeiro-ministro Bibi Netanyahu é um homem muito esperto e vem usando o medo para manter o apoio de parte da população de Israel.”

Uma das falas que me chamou atenção foi a de que é partidário da solução de dois estados, que vê a radicalização de setores da sociedade israelense como um problema. “Mas é um otimista quanto ao futuro e acredita que a paz não está longe.”, conta Arthur. E concluiu: “ Issawi vê extrema importância em mostrar ao público em geral que é possível discordar das políticas do atual governo israelense e mesmo assim continuar apoiando Israel”.