1

 

Com a proposta de capacitar e reciclar profissionais e voluntários da área, buscando a continua melhoria dos serviços oferecidos a esta crescente faixa etária, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), por meio da Área da Terceira Idade, realizou no dia 12 de setembro, o “11º Seminário da Terceira Idade”.

O evento, que aconteceu no Ten Yad, contou com a participação diversas entidades judaicas e da comunidade maior, que vieram se atualizar com as boas práticas e puderam conhecer algumas das contribuições da comunidade judaica para a sociedade como um todo.

A abertura teve a presença do presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, do Vereador Gilberto Natalini,  do presidente do Ten Yad, Moises Nigri e da diretora e voluntária do Ten Yad, Theresinha Davidovich, que representou o rabino David Weitman.
 
Em seus discursos, todos destacaram a preocupação com a terceira idade, que cresceu cerca de 11 vezes nos últimos 60 anos e está cada vez mais longeva, e de como os governos, a sociedade e as entidades judaicas devem se preparar para essa nova realidade.  Outro ponto destacado foi a importância de que a terceira idade também ganhe mais espaço no mercado de trabalho.  
 
A sobrevivente do Holocausto Nanette Konig, holandesa, escritora e amiga de Anne Frank foi homenageada e reforçou sua missão de participar de encontros e palestras para que o Holocausto jamais seja esquecido.
 
Tendo como pano de fundo o   “Envelhecimento no Século XXI e nossos Desafios”, o Seminário reuniu profissionais de renome em suas áreas de atuação, que discutiram temas de relevância para esta crescente faixa etária, tais como:  Bem Estar Físico e Mental, a Longevidade e as Cidades,    Amor e Sexualidade na Velhice e Aposentadoria e/ ou Nova Carreira.
 
Também foram apresentadas experiências inovadoras pelos Centros Dia da Unibes, Residencial Israelita Albert Einstein e Villa dei Fiori. 
 
A realização do “11º Seminário da Terceira Idade” foi da Federação Israelita do Estado de São Paulo, com patrocínio do Instituto da Longevidade – Mongeral / Aegon, parceria do Ten Yad e apoio da Congregação Israelita Paulista (CIP), Sociedade Israelita Albert Einstein e Unibes.
2