O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, participou nesta segunda-feira, 27 de abril, de um almoço com lideranças e dirigentes da comunidade judaica em encontro organizado pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), Federação Israelita de São Paulo (Fisesp) e A Hebraica.

Acompanhado da primeira dama Ana Estela Haddad, de secretários, vereadores e da diretora do Instituto Lula, Clara Ant, o prefeito falou da sua gestão e do relacionamento com os judeus que vivem na cidade. “Tenho sempre uma satisfação muito grande de encontrar a comunidade judaica do Brasil, até mesmo pela minha origem. Sendo filho de libanês cristão, testemunho de quanto o Brasil é um país que aprendeu a conviver com as diferenças e a fazer disso a sua força e não sua fraqueza – como a que a gente observa em algumas localidades, onde a intolerância é a regra e não o amor e o respeito ao próximo. Ao respeitar o diferente, criamos um ambiente comunitário dos maislouváveis e ricos possíveis, pois estabelecemos na diferença, as possibilidades de desenvolvimento da comunidade”, frisou Haddad.

Destacando as parcerias com a comunidade judaica, o prefeito anunciou a criação do Centro Dia de Referência do Idoso juntamente com a Unibes e a inauguração de um Hospital publico em parceria com o Hospital Albert Einstein, que acontecerá nas próximas semanas.

Avi Gelberg, presidente da Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo, afirmou que tem como intuito o estabelecimento de parcerias junto à administração pública. “A Hebraica, assim como toda a comunidade judaica, está procurando cada vez mais se aproximar do poder público. Estamos fazendo vários trabalhos comunitários para a cidade de São Paulo”, disse.

“A comunidade judaica, por definição, por identidade, por princípio e sistema de valores, acredita no compartilhamento. Acredita na visão coletiva e tem muito a oferecer. Já temos várias parcerias com o município e a gente quer fazer isso ainda mais”, completou Bruno Laskowsky, vice-presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, representando o presidente Mario Fleck.

Para o presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Fernando Lottenberg, “ Hoje somos mais de 120 mil judeus espalhados pelo Brasil, quase a metade deles em São Paulo, sabemos que do ponto de vista numérico somos poucos, mas acreditamos que a nossa contribuição sempre foi marcada com muito empenho e determinação nos diferentes campos de atuação da sociedade paulistana. Somos gratos pela forma como fomos recebidos nesta cidade que sempre abraçou a diversidade dos povos”.

O presidente executivo da Federação, Ricardo Berkiensztat, foi o responsável pelas perguntas, que abordaram temas como a recente rivalidade entre simpatizantes do PT e PSDB.

Após o almoço, Haddad deu uma volta pelo Clube A Hebraica, um dos maiores centros comunitários judaicos mundo e tirou fotos com os associados e com alunos da Escola Alef.