O IN Formando, programa da Jewish IN que estimula jovens a se engajarem em trabalhos sociais da comunidade judaica, reuniu mais de 45 participantes para conhecerem um pouco mais sobre duas importantes entidades da comunidade judaica, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), uma das maiores referência na área de saúde e o Grupo Chaverim, que há mais de 16 anos promove a sociabilização de pessoas com deficiência intelectual por meio de atividades sócio – culturais e esportivas.

Dr. Claudio Lottenberg, que é presidente do (SBIBAE) e também da Confederação Israelita do Brasil (Conib), deu detalhes sobre as três fontes de atuação do Einstein: a assistência à saúde, a responsabilidade social e a geração e difusão do conhecimento e inspirou os jovens com sua extensa trajetória profissional e comunitária. Ele também apresentou estatísticas que demonstram que, apesar de atender muitos pacientes da comunidade judaica, o Einstein tem como foco a comunidade em geral.

Ester Tarandach, presidente do Grupo Chaverim e Daniela Karmeli, coordenadora técnica, apresentaram os trabalhos realizados pelo Chaverim e emocionaram a todos os presentes. Elas destacaram a importância do acolhimento ao participante e à família, bem como o compromisso da inclusão social.

O encontro, que aconteceu na residência do empresário Josef Bukstein Vainboim, contou ainda com a presença de Israel Vainboim, membro do conselho do Itaú- Unibanco, da Embraer, da diretoria do Hospital Israelita Albert Einstein e do Centro da Cultura Judaica e também do vice-presidente do Hospital Albert Einstein, Dr. Sidney Klajner.

“Foi a primeira vez que o Grupo Chaverim se apresentou para os participantes do IN Formando e foi muito importante para todos conhecerem de forma “leve” e descontraída um tema tão delicado. Já o presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Claúdio Lottenberg, contribuiumuito contando a história do Hospital e sua trajetória de engajamento comunitário, o que sem dúvida foi motivo de inspiração para todos os presentes”, destacou a coordenadora do IN Formando, Luciana Brajterman.

A Associação Cultural Jewish IN, cujo presidente e idealizador é o empresário Charles E. Tawil, tem como objetivo estimular, integrar e desenvolver jovens talentos para garantir o futuro da comunidade judaica, tendo como foco jovens de 25 a 45 anos. Os jovens interessados em fazer parte da Jewish IN, podem entrar em contato pelo email: [email protected] ou se cadastrarem diretamente no site: www.jewishin.org.

Claudio Lottenberg, Ester Tarandach e Daniela Karmeli com família Vainboim e equipe da Jewish IN