“O mundo perdeu um grande líder que mudou o rumo da história. Em nome de todos os israelenses, estamos em luto, juntamente com todas as nações do mundo e as pessoas da África do Sul que perderam um líder excepcional”, declarou o presidente Shimon Peres ao saber da morte de Nelson Mandela.

Peres, que se encontrou várias vezes com o líder sul africano completou: “Foi um fervoroso defensor da democracia e dos Direitos Humanos, um mediador respeitado, Prêmio Nobel da Paz e acima de tudo um construtor de pontes e de diálogo… que deixou uma marca indelével na luta contra o racismo e a discriminação”.

“Nelson Mandela foi uma das maiores figuras do nosso tempo. Era o pai de seu país, um homem de visão e um combatente da liberdade que opôs – se à violência. Ele deu um exemplo pessoal para seu país durante os longos anos em que foi preso. Nunca foi arrogante. Trabalhou para concertar discórdias dentro da sociedade Sul-Africana e conseguiu impedir as investidas de ódio racial. Ele será lembrado como o pai da nova África do Sul e como um líder moral da mais alta ordem.”, disse Benjamin Netanyahu – primeiro ministro de Israel

A Federação Israelita do Estado de São Paulo, em nome da comunidade judaica paulista, também prestou seu tributo e manifestou seu pesar pelo falecimento de Nelson Mandela: “Um grande líder mundial e símbolo da luta contra o preconceito e pela Paz. Todos sentiremos a perda desta personalidade inspiradora que mudou a história de seu povo e conseguiu por fim ao Apartheid na África do Sul. Que sua história sirva de inspiração para nossos líderes”, declarou Mario Fleck – presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo.