Com a presença do jornalista Reinaldo Galhardo e doassessor executivo de segurança da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Fernando Fainzilber, a Jewish IN lançou, no dia 21 de março, seu mais novo projeto: o IN Politics, com o objetivo de formar um grupo de jovens interessados em discutir questões sociopolíticas relevantes e atuais.

O encontro, que aconteceu na residência do casal Marli e Marcelo Gutglas, teve como tema “Brasil, extremismo islâmico e o discurso da incerteza” e contou com a presença do vice cônsul dos Estados Unidos, Jason Azevedo, além de cerca de 40 jovens com idades de 25 a 45 anos.

Galhardo, que é autor do livro “Fundamentalismo Islâmico e os seus efeitos globais. O Brasil na rota do terror?”, falou sobre as consequências do extremismo islâmico no Brasil e como as autoridades brasileiras devem se mobilizar para que não seja alimentada uma nova cultura de ódio aos judeus neste século XXI.

Partindo do emblemático atentado terrorista ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, ele buscou elucidar qual a vulnerabilidade de um país em ascensão econômica, como o Brasil, e as reais possibilidades de um ataque terrorista em território tupiniquim.

“Como o Brasil está prestes a receber dois eventos de envergadura mundial como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, isso deve deixá-lo muito mais em evidência na rota do terrorismo, já que são eventos que aglomeram diferentes povos. A lei antiterrorismo precisa ser urgentemente votada no Brasil”, destacou o jornalista.

Será que realmente vivemos em um solo tranquilo? As ações do crime organizado no Brasil podem ser consideradas atos terroristas? O ataque na escola de Realengo, no Rio de Janeiro, foi apenas um ato isolado de um louco ou tratou-se de um ato terrorista? Questionou o assessor de segurança da Fisesp. “Muitas perguntas exigem muitas respostas. O objetivo de nosso encontro foi justamente permitir a reflexão fundamentada sobre essas questões, a fim de que cada um possa formar sua convicção sobre a possibilidade de um ato terrorista em solo brasileiro”, destacou Fainzilber.

“É com grande orgulho que a Jewish IN inicia o IN Politics, mais um projeto dentro de seus três pilares de atuação: cultural, de networking e social”, declarou Sasson Saad, vice presidente da Jewish IN.

Reinaldo Galhardo, 43, é jornalista graduado em Comunicação Social pela Universidade de Sorocaba e professor universitário e pós-graduado em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Editor-chefe do jornalismo do CANAL 7 a cabo de Sorocaba -TV COM, emissora comunitária da cidade, atua na imprensa há 27 anos. É autor do livro “Fundamentalismo Islâmico e os seus efeitos globais. O Brasil na rota do terror?”. Desde 2008 a Embaixada dos USA no Brasil divulga a obra através da Biblioteca Digital Franklin Delano Roosevelt, plataforma virtual voltada para estudos acadêmicos brasileiros na área de Ciências Sociais.

Fernando Fainzilber, 31, é advogado, com MBA em Gestão Estratégica de Riscos Corporativos, e desde junho de 2011 é assessor executivo de segurança da Federação Israelita do Estado de São Paulo. Teve também forte atuação voluntária como instrutor e palestrante para órgãos públicos (Polícia Militar do Estado de São Paulo) e grupos de segurança privada.