O KKL faz parte integrante da vida diária na região israelense de Arava, estando envolvido tanto em pesquisas e desenvolvimento de iniciativas na área da agricultura, como na construção de infraestrutura e em projetos ecológicos como a readaptação das acácias à região.

Quando a reserva ambiental de Evrona foi atingida pelo que foi considerado o pior desastre ambiental já ocorrido em Israel, o KKL prontamente reagiu construindo um aterro que parou a dispersão do petróleo.

Aterro construido pelo KKL impediu que 300 mil litros de óleo cru se espalhassem pela reserva.

O KKL construiu uma barragem provisória que parou o vazamento de óleo na reserva natural de Evrona causado pela ruptura do oleoduto que ligava Eilat a Ashdot. A instituição anunciou que se comprometia a construir o aterro como parte dos esforços para salvar a região de Arava.

O aterro serviu como uma represa que conteve a dispersão do óleo e ajudou a reduzir o dano do desastre ecológico.
A dispersão de substâncias perigosas foi contida perto da região de Ilan e do Aeroporto Asaf Ramon, em Timna, perto de Eilat.

O projeto foi executado pelas equipes do KKL neste local, a pedido dos representantes da Autoridade Aeroportuária de Israel e do INPA (Israel Nature and Parks Authority) da região de Eilat.

O vazamento de óleo cru do oleoduto causou danos extensos à reserva natural de Evrona, uma das reservas mais importantes de Arava, e estima-se que demorará anos até a sua completa recuperação. A Polícia ambiental e o Ministério Israelense de Proteção ao Meio Ambiente vão investigar o vazamento e as circunstâncias que o causaram.

Foi a imediata ação do KKL que impediu que o desastre atingisse proporções ainda maiores e alcançasse outras áreas.