Congresso teve como tema “Repensando Na’amat – Passado, Presente e Futuro” 

naamatkinus

Com a presença de voluntárias de diversos Centros do Brasil, o XIX Kinus Artzi – Hatikva, realizado de 24 a 27 de outubro de 2013 na cidade de Recife-PE, teve como tema “Repensando Na’amat – Passado, Presente e Futuro” que resultou numa troca de experiências entre as mais de 50 participantes. Cada estado teve a oportunidade de mostrar o que tem feito em suas comunidades locais, além do incentivo através das boas ideias e dos resultados positivos alcançados.

O centro Na’amat Recife promoveu, juntamente com a Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco, uma palestra e um vídeo muito interessantes sobre a cultura local.

Na abertura oficial do XIX Kinus Artzi estiveram presentes a presidente da Federação Israelita de Recife, Sonia Schechtman Sette, e a Antropóloga Tania Neuman Kaufman. Esta última fez uma brilhante palestra sobre a presença judaica em Pernambuco e o Museu da Sinagoga Kahal Zur Israel (a primeira Sinagoga das Américas).

Na sequência dos trabalhos, as voluntárias que estiveram no Seminário de Liderança em Israel em janeiro deste ano contribuíram com um belo relato. Esta iniciativa de Na’amat se mostra cada vez mais importante, uma vez que esta é uma oportunidade única para que todas vivenciem in loco a causa pela qual trabalham aqui no Brasil. Este momento foi marcado pela videoconferência de Edith Abaud Rapaport, coordenadora de Na’amat Carmiel em Israel.

No dia 25, a presidente de Na’amat Brasil, Céres Maltz Bin falou sobre sua participação na 41ª Convenção de Na’amat dos Estados Unidos e também sobre o encontro com as dirigentes de Na’amat México, no mês de setembro. Céres e a presidente de Na’amat México, Esther Bleier, planejam um encontro Latino- Americano de Na’amat em 2015.

No domingo, último dia do XIX Kinus, foi realizada uma Assembleia Geral com alteração estatutária, eleições e avaliação das Resoluções propostas. Em chapa única foi reeleita a presidente Céres Maltz Bin para seu terceiro mandato. A seguir a nominata para o biênio 2013 a 2015.

Presidente: Céres Maltz Bin
Assessora da presidência: Myrian Mau Roth
Vice-presidentes: Ana Lucia Silva Zarnowski – BH, Clarice Schuman Jozsef – SP, Sônia R. Unikowsky Teruchkin – PoA e Sonia Spaier Lisker – RJ
Secretária geral: 1ª Adelina Naiditch
2ª Secretária: Elka Kreischmann
Tesoureira geral: 1ª Zelda Prikladnicki
2ª Tesoureira: Silvia Cantergi de Cantergi
Conselho fiscal: Celi Maltz Raskin, Joceli Kupper Terner e Mônica Hertz Cohen