O Brasil marcou forte presença com a participação de doze chaverot durante a Conferência Internacional de Solidariedade da NA’AMAT, que aconteceu de 10 a16 de fevereiro de 2015 em Tel Aviv. O evento, dedicado a fortalecer o vínculo entre as comunidades ao redor do mundo e o Estado deIsrael, contou com a participação de 120 representantes de sete países da América do Norte, do Sul e Europa.

A delegação brasileira contou com oito representantes de São Paulo: Clarice S. Jozsef, VP do executivo nacional e presidente da Na’amat Pioneiras São Paulo, Leonor e Sheila Szymonowicz, Arlene Zular, Gladys Singal, Miriam Doris Lilienfeld e Suely Adissi; duas de Porto Alegre: a presidente de Na’amat Brasil, Céres Maltz Bin, e a VP do executivo nacional e presidente da Na’amat Porto Alegre, Sônia Teruchkin e duas de Belo Horizonte: Ana Lúcia Zarnowski, VP do executivo nacional e presidente de Na’amat Belo Horizonte, juntamente com Elza Riedel e Renata de Castro e Silva.

A agenda repleta de eventos e visitas buscou reforçar oprofundo compromisso com o Sionismo e o comprometimento das chaverot de Na’amat para trabalhar pelo bem-estar das mulheres, crianças e famílias em Israel, assim como fortalecer o status da mulher na família, na força de trabalho e na sociedade, de forma a produzir uma mudança social.

Como parte da visita, a delegação reuniu-se com o presidente de Israel, Reuven Rivlin, em sua residência e visitou diversas instituições e programas de Na’amat de Norte a Sul de Israel, tais como a Creche Elyachim, projeto da Na’amat Brasil e que fica próxima à cidade de Hadera, as Creches Gil Kat, em Lod e Afikim, em Rosh Há’ayim e colocaram a pedra fundamental em duas novas creches, em Beer Sheva e em Carmiel.

A programação contemplou encontros no Centro Comunitário da Na’amat e Centro de Direitos da Mulher em Beer Sheva, no Centro Glickman de Prevenção e Tratamento da Violência Doméstica em Tel Aviv e no Centro Comunitário e de Saúde da Mulher, no Norte do país, onde se reuniram com voluntárias da Na’amat, novas imigrantes e mulheres drusas e árabes.

Na sede da Na’amat em Tel Aviv, o grupo foi recebido pela presidente de Na’amat Israel, Galia Wolloch, que conduziu um Painel com a apresentação das presidentes da Organização que fizeram seus relatos e apresentações referentes aos seus países de origem. Nesta ocasião, a presidente da Na’amat Brasil, Céres Maltz Bin, destacou o engajamento das chaverot do país, enfatizando o crescimento do número de jovens nos diversos grupos, bem como as principais atividades desenvolvidas por cada Projeto. Ela também destacou a homenagem que a Na’amat Belo Horizonte recebeu da ONU.

Também fez parte da programação uma visita à Escola Secundária Tecnológica Hadera e ao Centro de Juventude Ayanot, onde aconteceram encontros com o diretor, Noam Sheffer, e com os alunos, que fizeram uma apresentação especial de Dança e Canto folclóricos durante o jantar. O grupo também teve momentos de lazer, como um jantar com a apresentação musical “Sing Along”, durante a visita ao Sul.

A programação foi encerrada com um Tour guiado por Jerusalém, que contou com uma Cerimônia especial no Kotel e almoço na “Beit Hachaverá”, Centro comunitário da Na’amat. Durante o festivo Jantar de Encerramento no hotel Dan Tel Aviv todas as presidente assinaram uma “Declaração de compromisso com a Na’amat em prol dos direitos da mulher” e dançaram juntas ao som da Banda Klezmer.

“O Congresso foi perfeito! Muito bem organizado. Tivemos momentos inesquecíveis. Aproveitamos para conhecer projetos de outros países e compartilhar experiências! Também visitamos algumas creches e conhecemos o trabalho realizado em Israel!”, destacou a vice-presidente da Na’amat Brasil e presidente da Na’amat Pioneiras São Paulo, Clarice S. Jozsef.

“Nada como ver e presenciar in loco a grandeza do nosso trabalho. Foram dias memoráveis!”, constatou Ana Zarnowski, presidente de Na’amat Belo Horizonte e uma das vice-presidentes de Na’amat Brasil.

“A Conferência de Solidariedade da Na’amat Internacional oportunizou conhecer a atuação da Na’amat em países com distintas realidades econômicas e culturais. Visitar Israel, ser recebida pelo presidente do país e pela direção da Na´amat mundial foi emocionante. Mas, conferir a importância de nossa contribuição para a melhoria do bem estar do povo israelense nos estimula a trabalhar muito mais. Foi um momento impar para renovar velhas amizades e fazer novos conhecimentos, que contribuirão para as atividades no Brasil”, comentou, Sônia Unikowsky Teruchkin, vice-presidente da Na’amat Brasil e presidente da Na’amat Porto Alegre.

“Em nome da Na’amat Brasil e de todas as chaverot brasileiras presentes agradeço a calorosa acolhida e o maravilhoso evento. A Conferência foi um sucesso. Nos despedimos com a certeza que estes dias fortalecerão nossa Organização, e enriquecerãoainda mais o nosso trabalho voluntário.. Levaremos conosco para sempre estaótima experiência”, finalizou Ceres Maltz Bin, presidente de Na’amat Brasil.

 

NaMAT dentro NaMAT dentro II