Coordenado pelo Diretor Institucional da Fisesp Alberto Milkewitz e o Diretor de Relações Institucionais da Conib foi realizada em Rio, na sede do CIB, com o apoio total da Fierj, a 3ª edição dos Seminários do JPPI de dialogo entre Israel e as comunidades judaicas.

Mais de sessenta pessoas participaram entre lideranças das entidades de Rio e representantes dos movimentos juvenis. A proposta do seminário foi discutir a diversidade judaica contemporânea em tempos nos quais a identidade virou liquida. Consequências praticas para a vida dos judeus e de Israel.

A mesa foi precedida por Paulo Maltz, Herry Rosenberg e Evelyn Milsztajn da Fierj. Três pensadores foram convidados para pequenas falas introdutórias sobre o tema da variedade das identidades judaicas e o conceito muito atual de identidade liquida (do filosofo Zygmund Bauman). Os speakers foram a educadora Sonia Kramer, o psicanalista Paulo Blank e o Rabino Dario Bialer.
O público fez bastantes perguntas e comentários e a liderança entendeu a importância de continuar debatendo e refletindo sobre estes temas.