secretario_alexandre_seguranca_site

O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, recebeu a visita de dirigentes da Federação Israelita do Estado de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (04), no gabinete da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no centro de São Paulo. Estiveram presentes Ricardo Berkiensztat (presidente executivo da Federação), Octávio Aronis (Comissão Jurídica), Marcelo Forma e Fernando Fainzilber (Área de Segurança) e Roberto Livianu (promotor público). O fortalecimento do diálogo entre a Secretaria de Segurança Pública e a Federação Israelita de São Paulo foi o principal tema do encontro.

O elo entre a Federação e a Secretaria começou para coibir qualquer ato contra a comunidade. Pichações antissemitas, incêndios em sinagogas e sites neonazistas são o foco dos debates. “Graças ao apoio da Polícia conseguimos evitar casos violentos contra a comunidade judaica na Capital”, afirmou Berkiensztat.
Esse zelo pelo bem-estar da comunidade judaica em São Paulo, que é bastante representativa, foi enfatizada também pelo advogado Octávio Aronis. “O nosso intuito é combater a discriminação. O motivo do encontro com a Secretaria de Segurança é proteger os membros da comunidade judaica e garantir uma vida social sem ameaças”, esclareceu.

No encontro de hoje, o secretário e a comitiva da Federação debateram os principais temas de segurança, entre eles as ameaças e provocações publicadas nas redes sociais. “É preocupante o crescimento de grupos neonazistas e de skin-heads que se espalham pela internet. A Federação se preocupa com isso e denuncia esses atos aos órgãos de segurança”, disseram Forma e Fainzilber.

No final, o secretário recebeu de presente um livro da Torá, que apresenta o texto hebraico da fonte essencial da religião judaica, ao lado de sua tradução para o português.