Na noite da última terça-feira, dia 16, Tietê realizou a cerimônia de de Chanucá, a Festa das Luzes Judaica, na praça Dr. Elias Garcia, com o acendimento do monumento de luz que ficará no local pelos próximos oito dias.
No dia 16 foi acesa a vela central e a primeira vela do candelabro chamado chanukiá. A cada dia, pelos próximos sete dias, uma nova vela será acesa.
O rabino Pesach Kaufmann conduziu a cerimônia ao lado do prefeito Manoel David. O evento foi acompanhado por secretários municipais, pelos juízes de direito Marcelo e Renata Salmasso e por líderes religiosos além dos alunos da escola de formação de rabinos Yeshivá Lubavitch.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Tietê por meio da Secretaria de Governo e Coordenação, que tem como titular o secretário Ivo Broder.

Chanucá
Chanucá contém uma mensagem universal para todos os povos de todas as fés que leva a liberdade da vitória sobre o mal, da luz sobre as trevas. O símbolo da festa, um candelabro de oito braços adquiriu significado especial para o povo judeu durante a revolta contra a coerção religiosa dos antigos gregos, aproximadamente há 2.200 anos atrás.
Acender candelabros gigantes em locais públicos proclama a mensagem universal da liberdade religiosa, como vem sendo feito em centenas de cidades do mundo.