A Sociedade Brasileira Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ) traz ao Brasil, entre os dias 20 e 22 de outubro de 2014, o professor Yechezkel Barenholz (Chezy), considerado um dos maiores especialistas no tratamento do câncer. Com mais de 30 patentes e cerca de 300 artigos científicos publicados, ele foi um dos desenvolvedores do DOXIL, a primeira nano droga aprovada pela FDA para o tratamento de câncer.

Em sua visita a São Paulo ele ministrará palestra no dia 21 de outubro, às 20h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, sobre “Nano targeted drugs: the drugs of the 21st century”, onde abordará os avanços das nanodrogas para doenças oncológicas, neurodegenerativas e osteoartrite, bem como sua experiência para inserir o medicamento no mercado. A palestra será em inglês e o evento é aberto ao público mediante inscrições pelo email: [email protected].

No dia 22 de outubro, às 12h, ele participará do ciclo de palestras da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, sobre “Transferência de Tecnologia: da Pesquisa ao Mercado”, quando relatará sua experiência de sucesso com um dos medicamentos mais importantes para a medicina moderna na luta contra o câncer. O local será divulgado após a adesão. Convites ao preço de R$ 200,00 pelo email: [email protected] ou pelo telefone: (11) 3063.4424.

O professor Barenholz também participará de eventos na USP e no Hospital Israelita Albert Einstein.

Chefe do Laboratório de pesquisa de Membranas e Lipossomos da Faculdade de Medicina Hadassah da Universidade Hebraica de Jerusalém, Professor Barenholz recebeu seu título de Ph.D. em 1971.

Sua pesquisa básica foca a biofísica da formação dos lipídios, tais como lipossomas e micelas e na relação da composição- estrutura-função das membranas biológicas. Sua pesquisa aplicada centra no desenvolvimento do DDS – “Drug Delivery System” (sistema entregador de drogas) e em drogas baseadas nesse sistema, incluindo drogas anticâncer, anti-inflamatórias e anestésicos locais de baixo peso molecular, assim como sistemas entregadores de peptídeos, proteínas, ácido nucleico e vacinas.