Na última 3ª feira (22/11), a WIZO-SP abriu a exposição ‘Women and the Olive Trees’, no Shopping D&D.
Trazida de Israel, a mostra consiste em 30 quadros de mulheres judias, muçulmanas, cristãs e drusas participantes das atividades do Centro WIZO de Afula, que aceitaram o convite do diretor do local, Dudu Moatty, para trabalharem juntas em torno de um tema comum à todas elas, a Árvore de Oliveira, criando um ambiente único de coexistência, paz e tolerância.
O resultado foi a exposição ‘Women and their Olive Trees’, que já percorreu a Europa, sendo exibida em países como Itália, França, Suíça e Alemanha, atraindo um significativo número de visitantes, bem como a atenção da mídia, e agora, chega a São Paulo.
‘Women and their Olive Trees’ tem o apoio do Consulado Geral de Israel, Conib e Federação Israelita do Estado de São Paulo, e patrocínio de Icek Czeresnia (i’m), Nunio Vaidergorn (i’m) e Israel Vainboim, parceria da Artefacto e Shopping D&D. A curadoria é de Olivio Guedes e a artista plástica Lilian Bomeny teve uma participação especial com obra de sua autoria.
A inauguração contou com a presença da presidente da WIZO Brasil Silene Balassiano, sua vice Nelly Starec; Dori Goren, cônsul geral de Israel em São Paulo; Fares Saeb, vice cônsul; Bruno Laskowsky, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo; Ricardo Berkienzstat, vice-presidente executivo; Angelo Derenze, diretor do D&D; Olivio Guedes, curador da exposição; Lilian Bomeny, artista plástica; Esther Schattan, da Ornare; arquitetos de renome e grupos de chaverot.
Na ocasião, foi realizada uma homenagem ao líder pacifista Shimon Peres, falecido há pouco, e vale ressaltar que, os quadros das israelenses dividem espaço com outros de arquitetos famosos posando com mudas de árvores brasileiras, que serão plantadas ao redor do Shopping.
Segundo Iza Mansur, presidente da WIZO-SP: “Constatamos que há um fortalecimento dos laços entre essas mulheres de diferentes etnias que, convivendo juntas em torno de sua arte e crença pessoal, alcançaram como resultado o valor máximo da coexistência, do respeito e da tolerância”.
‘Women and their Olive Trees’ tem visitação pública e gratuita no Shopping D&D Av. das Nações Unidas 12.555 e segue até 2 de janeiro.

Sobre a WIZO:
A WIZO (Women International Zionist Organization) foi criada em 11 de julho de 1920, na Inglaterra por mulheres judias a fim de melhorar as precárias condições de vida das pessoas em Israel (eu não colocaria Israel pois em 1920 não existia Israel, na verdade era a Palestina).
Eu coloquei no meu briefing desta forma: A WIZO nasceu em 1920 da solidariedade de mulheres judias lideradas por Lady Rebecca Sieff na Inglaterra. Essa corrente de solidariedade chegou a Israel e se espalhou pela Europa, Américas, África, Ásia e Oceania e alcançou o Brasil. Etc etc etc mas fica a teu critério.
Hoje, está presente em 50 países, reunindo mais de 250 mil mulheres atuando, principalmente, no 3º setor.
Dez anos após sua fundação, surgiu o núcleo São Paulo, que possui 13 grupos e centenas de voluntárias que se reúnem, semanalmente, para atividades diversas, sempre buscando, através de campanhas sistemáticas, atender a demanda de instituições locais e da sociedade maior. Também, trabalham em prol do intercâmbio cultural e educacional entre Brasil e Israel, ao mesmo tempo que procuram manter a continuidade da identidade judaica.
Possui o Coral Sharsheret, que há anos, vem se mostrando um “cartão de visitas “ da Organização, e entre seus feitos que se destacam, há o seu Bazar Anual e o Concurso WIZO de Desenho e Pintura que há 28 anos, mantém uma importante parceria com a rede pública estadual de Estado de São Paulo.