O contato entre os alunos e professores da Yeshivat Or Israel College, de Cotia, sempre foi muito próximo ao dos residentes do Residencial Israelita Albert Einstein. Durante muitos anos houve muita troca de informação entre alunos que visitavam o Lar e residentes que visitavam o Campus da Yeshivá.

Há cerca de três anos as visitas ao Lar foram reduzidas e passaram a acontecer somente durante a festividade de Purim. Sentindo falta destas visitas, os alunos da Yeshivá idealizaram o Projeto Memória Viva.

No Projeto Memória Viva os alunos visitam os residentes e realizam entrevistas sobre histórias dos residentes do Lar ou até mesmo de mensagens para os jovens da atualidade, que são gravadas em áudio para depois serem editadas,.

O Projeto contempla oito visitas semanais, onde os alunos participam dos encontros acompanhados de seus professores. O resultado será materializado em um CD com os depoimentos dos residentes e com um livro de memórias.

Segundo os rabinos Raphael Shammah e Chaim Vital Passy, da Yeshiva Or Israel , “ estamos perpetuando experiências de vida que podem trazer muitos ensinamentos para os jovens, que também são estimulados para o diálogo com os idosos”.

Localizada na Granja Viana (Cotia), a Yeshivát Or Israel College, também conhecida como Yeshivá de Cotia, foi criada em 1990, com a missão de formar jovens com orgulho de seu judaísmo e também profissionais de excelência.

Com turmas que vão do 9º ano ao Ensino Médio, a Yeshivát Or Israel, de Cotia, oferece todos os requisitos para a completa formação do jovem como: preparação para estudos no exterior em outras Yeshivot, assim como para o vestibular e o ingresso em universidades, alem de cursos de inglês, computação e laboratórios, entre outros.