Como evitar ser a próxima vítima da violência? Para responder a esta e a outras perguntas, a Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria promoveu nesta quarta-feira, 29 de junho, no auditório do Banco Daycoval, a palestra “Violência, evite ser a próxima vítima. Venha descobrir como!”, com o consultor em segurança Nilton Migdal.

De maneira bastante esclarecedora, Migdal falou sobre a violência no Brasil e os principais problemas na área de segurança, com enfoque na violência urbana e crimes como: assaltos em faróis, bancos, condomínios e residências, seqüestros relâmpagos e os crimes de Internet.

O consultor deu dicas importantes de como deixar de ser uma vítima fácil como por exemplo: manter distância do carro da frente e evitar se distrair ao parar em um farol, não deixar bolsas e objetos no banco do carro, evitar utilizar objetos que chamem a atenção (como jóias e relógios de marca), levar apenas o necessário na carteira (e não diversos cartões de créditos), evitar conversas que possam associar uma pessoa aos seus bens e recursos, triturar o lixo, guardar senhas em locais seguros, evitar ir ao mesmo banco nos mesmos dias e horários e sempre que for sacar dinheiro ir acompanhado de outra pessoa e se possível evitar caixas eletrônicos na rua. Outras dicas importantes: nunca dar nenhum tipo de informação por telefone e evitar colar adesivos no carro que indiquem qualquer informação sobre você ou sua família (como nome da escola, clube que freqüenta, curso de inglês, etc…) .

“O Nilton nos deu excelentes dicas que ajudarão a diminuir o risco de assaltos e outras ocorrências. Quem optar por segui-las, com certeza minimizará as chances de se tornar a próxima vítima da violência urbana”, declarou o diretor executivo da Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria, Sergio Tomchinsky.

“Quem vai cometer um crime, sempre avalia os riscos e os lucros. O bandido só vai correr o risco se achar que vale a pena e sempre irá preferir uma vítima fácil”, finalizou Nilton Migdal.

Nilton Migdal é formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e com Master em Business Security (MBS). Por mais de 15 anos atuou na área de Segurança Comunitária e há sete anos é sócio da Migdal Consulting – Consultoria em Segurança, atuando em diversas áreas como: bancária, pessoal, farmacêutica, alimentícia e condominial, etc.

Sergio Tomchinsky e Nilton Migdal com representantes da Fisesp, Conib, CCJ e Escola Beit Yaacov