Não faltaram cenários de bosques, cerrado, florestas, fundo do mar, presença de animais e show de “música para os bichos do Brasil”, durante a tão esperada “Feira do Livro e Mostra de Trabalhos da Educação Infantil do Colégio I.L.Peretz”.

O evento de sucesso trouxe a comunidade em peso à escola durante o domingo – cerca de mil pessoas, entre pais, parentes, professores e amigos, além de os próprios alunos – que tiveram uma manhã cheia de atrações.

A Feira apresentou o encanto dos animais, “Nossos bosques têm mais vida?”, tema transversal dos projetos pedagógicos realizados na Educação Infantil ao longo do semestre. “É um tema que desenvolve o lado científico das crianças e aguça a curiosidade na pesquisa”, comentou a diretora da unidade, Linda Blaj, sobre a escolha do assunto norteador dos estudos.

Nas salas, uma variedade de belas instalações com exposição de atividades criativas que demonstraram o aprendizado. O G2 e G3 trabalharam com “Animais que vivem em árvore”, como periquito e arara azul. O G4 teve como temática “Celebrando os mares e seus animais”. Houve ainda “Animais da fauna brasileira”, do G5, e “Animais selvagens”, do G6.

O projeto integrou ciências, música e artes plásticas e mostrou uma preocupação com os bichos em perigo de extinção. “Foi uma das melhores Feiras”, comemorou Linda. Ela ressaltou ainda a união dos funcionários de higiene, manutenção, professores, entre outros, para criar um trabalho artístico nos corredores, um exemplo claro de dedicação e aplicação para o sucesso da Feira.

Um dos ápices do evento foi a presença do Teatro SOS Ambiental – que trouxe sapo, aranha, tartaruga, lagarto e cobra para mostrar ao público como eles agem na natureza e a forma de se comportarem diante de outros animais. Ao fim da apresentação, as crianças puderam interagir com os bichos, passar a mão e fazer carinho.

A presença do músico Paulo Bira e sua banda abrilhantaram o evento. Eles cantaram o repertório do CD “Brasileirinhos – música para os bichos do Brasil”. Além disso, oficina de bonecos de pano, oficina de área judaica, cooking class para ensinar as crianças a fazerem cupcakes, entre outras atividades, também fizeram sucesso na animada manhã.

Outras turmas da escola estiveram envolvidas no evento. Houve bate-papo com o autor de livros Ricardo Ramos Filho, neto do renomado Graciliano Ramos, com alunos do Ensino Fundamental II. O clown Claudio Tebas foi entrevistado pela turma do Fundamental I. Houve premiação do “4º Concurso Literário Tecnisa”, de inglês, espanhol e português, do Fundamental II e Ensino Médio. Essas turmas também participaram de atividades de RPG, expuseram seus trabalhos em um varal de poesias e de charges.

Os alunos do Ensino Médio trabalharam como voluntários na venda de livros usados, doces e salgados para arrecadação de fundos, uma forma de contribuir com a Feira mostrando a importância do trabalho comunitário.