No último dia 30 de junho, o grupo de Novas Gerações do Congresso Judaico Latino-Americano –CJL organizou uma nova atividade no Centro da Cultura Judaica.

A palestrante da noite, que contou com a participação de aproximadamente 20 jovens profissionais, foi a Dra. Margarette Barreto, titular do DECRADI- Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.

Na ocasião, a doutora fez um breve histórico da criação da Delegacia, falou sobre as principais atribuições da mesma, exemplificando-as, e também afirmou que a discriminação e os crimes de ódio atingem não somente grupos religiosos, mas se voltam para a orientação sexual da pessoa, raça e outros itens. Relatou que os crimes vem num crescente, apesar do trabalho preventivo e que, hoje, já acontece até bullying nas escolas com essa conotação.

Os jovens, muito interessados no assunto, por diversas vezes fizeram várias e bem vindas intervenções, tirando dúvidas, opinando e, sobretudo buscando colaborar para erradicar algo que nos é tão caro, como o respeito ao próximo.

A doutora relatou que esteve em Israel, onde constatou que polícia e comunidade trabalham muito juntas.

Finalizou, reforçando que a base de tudo, da luta contra a violência e surgimento do ódio reside na educação desde a mais tenra idade.

Segundo a diretora do programa de Novas Gerações, Valeria Grimberg, que veio de Buenos Aires especialmente para o evento, e o coordenador do grupo no Brasil, Marcelo Secemski, o novo encontro deverá acontecer no final deste mês, início do próximo.