No mês passado, uma página do Facebook se tornou um importante espaço para debate. Entre tópicos sobre futebol, fotografia e música, israelenses e palestinos conversam virtualmente sobre o conflito entre os dois povos, em um esforço de coexistência, enquanto seus líderes negociam há anos sem progressos significativos. Um ex-diplomata israelense criou a página, facebook.com/yalaYL – YL é a sigla em inglês para jovens líderes (young leaders), enquanto Yala significa “vamos lá” em árabe.

Seu fundador, Uri Savir, foi negociador de paz por Israel nos anos 90, diretor-geral do Ministério de Relações Exteriores e deputado. De seus 22,5 mil usuários ativos, 60% são árabes, sobretudo palestinos, seguidos por egípcios, jordanianos, tunisianos, marroquinos, libaneses e sauditas.

Toda a comunicação hoje está na internet, sexo, guerra, negócios, por que não a paz? Meu objetivo é ter 10 mil pessoas trabalhando no Yala em projetos conjuntos que vão levar nossos líderes a chegar a um acordo de paz – aponta Savir, presidente dos Centro Peres para a Paz e fundador do site, em entrevista ao jornal americano The New York Times.

Fonte: Zero Hora