Boris Ber colocou a FISESP à disposição na busca pelos sobreviventes

O analista sênior Charles Rose, da Claims Conference, esteve no Brasil, entre os dias 18 e 21 de julho, para reuniões com a equipe técnica e diretoria da Agência de Suporte para o Brasil da Claims Conference/UNIBES.  O responsável pelas agências da América do Sul, também aproveitou a viagem para visitar alguns sobreviventes que residem nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

O objetivo principal deste encontro foi orientar e formalizar as novas regras de atendimento dos programas destinados aos serviços relacionados à saúde dos sobreviventes. As verbas oriundas de governos europeus são destinadas à Claims Conference, que por sua vez, repassa às agências de suporte em todo o mundo, por meio de programas bem definidos que visam melhorar a condição de saúde dos sobreviventes que comprovarem situação de risco ou vulnerabilidade.

Segundo João Baptista Adduci, gestor da Agência de Suporte para o Brasil, esta visita foi fundamental para que a equipe compreendesse e colocasse em prática as mudanças do programa. Assim como, foi uma grande oportunidade para mostrar as diferenças entre as necessidades do sobrevivente brasileiro e do exterior. “Nossa realidade é muito diferente, por isso precisamos adequar o serviço para que ele atenda com eficiência os nossos sobreviventes”, afirma Adduci. Para o presidente da UNIBES,Bruno Laskowsky, as regras devem ser conversadas e reavaliadas para que a instituição sempre possa prestar o melhor atendimento às vítimas.

Durante os vários encontros realizados, também estiveram presentes diretores das organizações que representam a comunidade judaica no Estado de São Paulo e no Brasil. O presidente e vice-presidente da Federação Israelita de São Paulo (FISESP) Boris Ber e Ricardo Berkiensztat, e o assessor da presidência da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Mário Arthur Adler, se colocaram à disposição para ajudar a UNIBES na divulgação das ações da agência e na busca pelos sobreviventes, ainda não cadastrados, que residam no território nacional e necessitem de auxílio.

Charles Rose também aproveitou a vinda ao Brasil para conhecer os membros do Comitê Consultivo, responsável pela elegibilidade das pessoas para os diversos programas da agência, e para reunir-se com Sarita Schaffel, presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ).

A Agência de Suporte para o Brasil da Claims Conference/UNIBES, surgiu em 2004, por meio de uma parceria com a Claims Conferece – The Conference on Jewish Material Claims Against Germany com a missão de atender, nacionalmente, os sobreviventes do Holocausto, repassando-lhes verbas de governos europeus para programas que visam melhorar a qualidade da saúde.

Mais informações: (11) 3123-7356 ou ramal 356 – falar com Guilherme Guz.

Charles Rose da Claims Conference (ao centro de paletó cinza) é recebido por Boris Ber, Ricardo Berkiensztat a pela equipe da Agência de Suporte no Brasil da Claims Conference/UNIBES
Charles Rose da Claims Conference é recebido no Brasil por Mário Arthur Adler da CONIB e a equipe da Agência de Suporte no Brasil da Claims Conference/UNIBES