Dora Brenner, Stephen Harper e Ricardo Berkiensztat

O vice-presidente Executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Ricardo Berkiensztat, e a Presidente da CIP, Dora Brenner participaram no Hotel Hilton, de almoço com o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, que defendeu uma aproximação comercial mais ampla entre os o Canadá e Brasil, que no ano passado registraram uma troca comercial da ordem de US$ 5 bilhões, sendo que o Canadá é o principal destino dos investimentos brasileiros no Exterior.

“Tivemos a oportunidade de falar com o Primeiro-Ministro Harper e a Ministra Rona Ambrose sobre a comunidade judaica paulista e trocamos idéias sobre a Assembléia Geral da ONU, que acontecerá no próximo mês de setembro em Nova York. Escutei do Primeiro-Ministro sua admiração por Israel e amizade com o povo judeu”, disse Ricardo Berkiensztat

Em discurso bilíngue (inglês e francês, línguas oficiais do Canada), Harper afirmou que está na hora de focar menos na volatilidade do mercado, numa referência à crise financeira que atinge algumas das principais economias do mundo, e mais nas oportunidades de negócios, lembrando que o Brasil e o Canadá são países que atravessem estabilidade econômica, sem terem sido atingidos pela crise financeira.

Harper também elogiou o Brasil por ter tirado 20 milhões de brasileiros da miséria e ser uma singular democracia consolidada . Também citou a acolhida e acordos firmados com a presidente Dilma Rousseff na segunda-feira (8/9), em Brasília. Entre eles, parcerias nas áreas de ciência e tecnologia e educação e memorando de entendimento disponibilizando a expertise do Canadá em eventos internacionais, uma vez que o Brasil será o anfitrião da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Para encerrar, Harper usou um simbolismo: se no passado os dois países seguiram em vias paralelas, espera que agora trilhem uma estrada comum.

O almoço reuniu cerca de 200 lideranças empresariais e institucionais de São Paulo.

(Assessoria de Imprensa: Santamaria Nogueira Silveira)