O grupo de jornalistas brasileiros que viajou a Israel a convite da Fisesp e do American Jewish Committee pode conhecer diferentes aspectos do conflito envolvendo israelenses e palestinos, durante visitas ao assentamento de Ofra, na Cisjordânia, e à cidade palestina de Ramallah, que aconteceram nesta quinta-feira, 15 de setembro.

Jornalistas em visita ao assentamento de Ofra

Em Ofra, um dos primeiros assentamentos israelenses, criado em 1975 e que conta hoje com cerca de 650 famílias, os jornalistas foram recebidos por Israel Harel, um de seus fundadores, que falou sobre as razões ideológicas dos assentados e do direito que eles têm de fincar raízes nesta terra após viverem tantos anos no exílio.

“Todo judeu tem um sentimento profundo de que nada é permanente. Pagamos um alto custo por morar nos assentamentos, mas esta é uma das maneiras de garantirmos a nossa herança e de prevenir que nada aconteça com nosso povo”, frisou Harel.

Após a visita ao assentamento, o grupo seguiu em direção a Ramallah, onde foi recebido por Xavier Abu Eid, representante da OLP, que destacou a importância da legitimação do Estado Palestino na ONU. “Vamos usar de tudo o que precisarmos para que o Estado Palestino seja declarado com as fronteiras de 1967 e vamos fazer muita pressão política para que Israel se retire dos assentamentos”, declarou Eid.

Jornalistas durante almoço com Xavier Abu Eid em Ramallah

Neste mesmo dia, os jornalistas tiveram um bate-papo com Paul Hirschson, vice porta-voz do Ministro das Relações Exteriores Avigdor Liberman, que traçou um panorama sobre a situação atual no Oriente Médio e destacou: “Os israelenses não sabem o que se passa com os Palestinos e vice-versa. Cada um dos envolvidos neste conflito tem que aceitar que nenhum dos dois lados terá tudo o que quer. Este conflito não é apenas sobre o Estado Palestino, mas sim sobre a existência de Israel”.

Para a coordenadora internacional de jornalismo da TV Record, Adriana Lopes de Freitas, “Foi incrível encontrar no mesmo dia, em um intervalo de horas, representantes tão articulados e preparados de pontos de vista tão diferentes no impasse entre israelenses e palestinos. Uma experiência única que nos revelou não apenas a explicação racional. Mas também a paixão e a ideologia incutidas nas raízes da crise.”

“Para um jornalista, é importante ter familiaridade com as várias versões de uma história. Só assim é possível transmitir ao leitor, de um modo coerente, a complexidade de certas situações. A vida no Oriente Médio é uma dessas situações. Digo a vida, e não o conflito, pois o conflito é apenas um aspecto dessa vida, da teia de relações quotidianas entre esses povos, culturas e países. O conflito é o aspecto mais evidente fora do Oriente Médio, mas não é o único e talvez nem seja o mais importante para as pessoas que vivem na região. E o modo melhor de ganhar familiaridade é visitando, conversando com as pessoas, com os sujeitos dessa vida, com aqueles a quem frequentemente nos referimos de modo impessoal no texto jornalístico, como o governo israelense, os palestinos, os colonos judeus. Esses sujeitos ganharam cara e voz nessa viagem e puderem expressar suas razões, suas versões, e serem questionados sobre elas. Isso certamente contribuirá para um melhor jornalismo”, declarou Humberto Saccomandi, editor de internacional do Jornal Valor Econômico.

Saiba mais sobre a viagem dos jornalistas brasileiros a Israel

Ricardo Berkiensztat, vice-presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, chefiou a delegação de jornalistas integrada por: Adriana Lopes de Freitas (Rede Record), Adriana Mabília (Tv Globo – São Paulo), Allen Chahad (Terra), Edilson Sacashima (UOL), Guilherme Russo (O Estado de S. Paulo), Humberto Saccomandi (Valor Econômico) , Luis Erlanger (TV Globo – Rio de Janeiro), Marcia Soman Moraes (Folha de São Paulo), Paulo Henrique Caetano Galvão (Rádio Bandeirantes), Roberto Nonato Ramos (Rádio CBN) e Sheila Magalhães (Rádio Bandnews) embarcaram para Israel no dia 11 de setembro.

Eles viajaram a convite da Federação Israelita do Estado de São Paulo e do Projeto Interchange, do American Jewish Committee, onde participaram de uma intensa agenda de encontros com lideranças e representantes israelenses e palestinos, correspondentes e editores de meios de comunicação estrangeiros e analistas políticos e acadêmicos. Eles também tiveram a oportunidade de visitar locais históricos, políticos, religiosos e culturais que fazem de Israel um destino único, como Jerusalém, Tel Aviv, Jaffa, região da Galilea e Mar Morto.