Originária do hebraico, a palavra Masa (leia-se Massá) significa jornada. E é isto que este projeto – uma parceria entre a Agência Judaica e o governo de Israel – tem como objetivo: proporcionar uma jornada produtiva e feliz a todo jovem judeu, pela Lei do Retorno, entre 18 e 30 anos, para participar dos mais de 150 programas de intercâmbio em Israel, com direito, inclusive, a bolsa auxílio.

“O Masa é uma oportunidade para jovens do mundo todo de conhecerem Israel de maneira mais profunda, vivenciando o seu dia-a-dia como cidadãos e sentindo a realidade local”, afirma o coordenador do projeto no Brasil Allan Berkiensztat.

Segundo o profissional, entre os programas, há desde cursos acadêmicos (como graduação e mestrado) até os informais – como culinária, artes marciais, idiomas – passando pelos estágios, onde o jovem atua com monitores à disposição para todo tipo de apoio necessário.

“O projeto tem duração entre cinco meses e um ano e, para tal, o jovem tem direito a uma bolsa cujo valor depende de três fatores: renda anual familiar, número de familiares que moram na residência e o tempo do programa”, revela Berkiensztat.

Os programas mais procurados (e tradicionais) são: Shnat Hachshará e Ulpan Kibbutz, além dos personalizados e religiosos também. “Para se candidatar, o jovem deve preencher formulário em nosso site: www.masabrasil.com.br. E, para conhecer todos os programas, basta acessar: www.masaisrael.org. Além destes contatos, estou à disposição para explicar tanto o projeto como os programas para que o jovem possa fazer a escolha correta e desfrutar de uma experiência única e, certamente, inesquecível”, finaliza Allan Berkiensztat.

Assista a uma entrevista com coordenador do projeto para entender ainda mais: http://www.youtube.com/watch?v=_uK2ZDnjnos