O Programa de Novas Gerações do Congresso Judaico Latino-Americano-CJL realizou um debate com dois professores de Relações Internacionais, com especialização em Resolução de Conflitos, sobre o tema ‘ As Relações Israel- Palestina e o papel da comunidade internacional nesse contexto’. Os convidados para debater o assunto foram Heni Ozi Cukier, cientista político, professor de Relações Internacionais da ESPM-SP, mestre em Resolução de Conflitos Internacionais, graduado nos Estados Unidos em Filosofia e Ciências Políticas, e é mestre em Resoluções de Conflitos Internacionais pela American University, em Washington D.C. Nos EUA, trabalhou na ONU, no Conselho de Segurança, na OEA e Think Tanks americanas.

O outro debatedor foi Guilherme Casarões, professor de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, da Fundação Armando Álvares Penteado e da Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Relações Internacionais pela Unicamp e em Ciência Política pela USP, especialista em História e Culturas Políticas pela UFMG, e graduado em Relações Internacionais pela PUC-MG. Tem experiência e artigos publicados na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase em Política Brasileira e Instituições Políticas, Teoria das Relações Internacionais e Oriente Médio.

Abrindo a noite, o presidente do CJL, Jack Terpins, deu as boas vindas a todos e fez uma breve explanação sobre sua visita a Nova York e Washington, onde participou junto com a liderança do Congresso Judaico Mundial, de conversas com embaixadores de vários países na ONU, e em seguida passou a palavra à Valéria Grimberg- diretora de Novas Gerações, que explicou sobre o Programa, na sequência, foi dada a palavra ao Prof. Guilherme Casarões que traçou um perfil histórico da região discutida e a atual situação. Já o Prof. Heni debateu alguns pontos levantados anteriormente, e propôs um quadro um pouco distinto do colega e ambos expuseram suas opiniões, abrindo para perguntas dos presentes, inclusive, discutindo seus reflexos na comunidade judaica brasileira e em nosso País. Encerrando a noite, foi feito um brinde ao Ano Novo Judaico que se aproxima.