Bruno Laskowsky e Regina First

No final de setembro, na Sinagoga Shil Beit Chabad Itaim, Regina First, diretora voluntária e secretária geral da UNIBES, recebeu uma linda homenagem de seus familiares em comemoração aos seus 90 anos.

Filhos, nora, genro, netos e bisnetos promoveram uma “Hachnassá Sefer Torá”, ou seja, entregaram uma Torá (livro sagrado do judaísmo) para a comunidade, em nome de Regina. “A alegria, a satisfação e a emoção são tão grandes que não tenho palavras para agradecer.”, diz a homenageada.

A diretoria da UNIBES, representada por Bruno Laskowsky, Anita Schuartz e Barbara R. Lerner prestigiaram a homenageada. Amigos e colegas de trabalho que atuam junto à Regina First na organização social também fizeram questão de comemorar com ela este momento especial.

“Dona Regina é uma dama da comunidade judaica de São Paulo. Ela tem muita história dentro da UNIBES, são mais de 45 anos de dedicação como voluntária. Em nome de toda a organização, desejo muitos “naches” (realizações) para ela.”, declarou o presidente Bruno Laskowsky.

Segundo Barbara R. Lerner, vice-presidente do Serviço Social, a UNIBES sem a dona Regina não seria o que é hoje. “Ela é a guardiã das finanças e da integridade da instituição.”

Para o Rabino Yossi Schildkraut, responsável pela Shil Beit Chabad Itaim, esta homenagem vai além de festas e presentes, é uma homenagem espiritual.

Marcio Kluger, genro e idealizador da homenagem, afirma que a sinagoga é um segundo lar para a sua família, por isso, optaram por fazer uma Hachnassá Sefer Torá como homenagem. “Como conselheiro da sinagoga, e em nome de toda a diretoria, espero que outras famílias possam fazer esta grande mitzvá.”

Outros familiares deram depoimentos emocionados sobre este grande evento. Olga First, filha de Regina, conta que a família composta por quatro filhos, cinco netos e três bisnetos escolheu fazer uma comemoração significativa e que ficasse registrada por várias gerações. O neto, e também diretor de Juventude da UNIBES, Renato Kluger afirmou que não poderiam ter escolhido uma forma melhor de comemorar o aniversário da avó. Os pequenos Tamara Mazal e Rafael Pessach demonstraram com poucas palavras e muitos sorrisos o quanto está “Dadai”, forma carinhosa como chamam a bisavó, é importante para toda a família.