D'Urso, presidente da OAB (esq.) recebe Elyakim Rubeinstein; Marlene Mazel, diretora do Departamento de Relações Internacionais do Ministério da Justiça de Israel; e Ilan Szxtulman. Foto: OAB.

Em 24 e 25 de outubro, a Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP promoveu o “Seminário Internacional: Sistema Jurídico de Israel”.

A abertura do evento, nesta segunda, dia 24, na PUC-SP, teve a participação de Elyakim Rubinstein, ministro da Suprema Corte de Israel; do cônsul-geral de Israel em São Paulo, Ilan Sztulman; de José Luiz Goldfarb, presidente da Cátedra; e do presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

Em sua conferência, Rubinstein abordou a lei religiosa no moderno Estado de Israel. Ele afirmou que há um esforço para levar ao parlamento a modernização da lei tradicional e que somente em questões específicas a religião é parte do sistema jurídico atual.

Mais cedo, o presidente da OAB recebeu os membros da Justiça e do governo de Israel na sede da entidade. “Assim como trabalhamos para estreitar os laços com advogados de outros países, precisamos também abrir nossas portas para representantes oficiais de outras nações”, afirmou D´Urso.

No dia 25, a programação incluiu um minicurso sobre direito talmúdico e suas relações com o atual sistema jurídico de Israel e outro sobre o funcionamento deste sistema.

Durante toda sua passagem por São Paulo, Elyakim Rubinstein foi acompanhando pela equipe jurídica da Federação.

FONTE: CONIB