Pela inestimável contribuição dada por Luis Fernando Veríssimo à literatura brasileira e pelo apreço que sua família tem pelo Estado de Israel, a Sociedade Brasileira de Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém agraciará o escritor com o Prêmio Scopus 2011, no dia 9 de novembro, às 20h30, no Buffet França, em São Paulo.

O Prêmio Scopus é a maior honra que pode ser conferida a uma pessoa por uma Associação de Amigos. Ele é apresentado a um indivíduo ou associação que se destacaram em suas respectivas áreas e cujos esforços humanitários e excelente compromisso contribuiu para a melhoria da Universidade Hebraica, o Estado de Israel, o povo judeu e a Humanidade.

Várias personalidades mundiais receberam o Prêmio Scopus, dentre elas Zubin Mehta, Roman Polanski, Bill Clinton, Dalai Lama, Tony Blair, José Mindlin, Gilberto Gil e, no ano passado, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.

Luis Fernando Veríssimo nasceu em 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre, filho do grande escritor Érico Veríssimo. Popular por suas crônicas e textos de humor e presença frequente nas listas de livros mais vendidos no Brasil, são de sua autoria, dentre outros, “O Analista de Bagé” (que ultrapassou 100 edições), “A Velhinha de Taubaté”, “As Aventuras da Família Brasil”, “O Marido do Doutor Pompeu”, “A Mesa Voadora”, as várias versões de “Ed Mort”. Tem também textos publicados nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora, e nas revistas Veja e Playboy.

Em 2007, Luis Fernando esteve em Israel e recebeu, em nome de seu pai, uma homenagem do governo israelense pela obra “Israel em Abril”, que deu um grande incentivo ao turismo no país. Veríssimo, o filho, declarou: “Se meu pai voltasse aqui hoje, talvez comentasse o triste fato de 40 anos depois da sua visita, o direito de Israel existir ainda esteja em questão, e os obstáculos continuem os mesmos. E tenho certeza que, sendo um humanista e um pacifista acima de tudo, ele veria como obrigação moral da comunidade humana, contribuir para a sobrevivência, a prosperidade e a paz de todos nesta região, judeus e palestinos”.

 

Evento: Entrega do Prêmio Scopus 2011 a Luis Fernando Veríssimo

Data: 09 de novembro de 2011

Horário: 20h30

Local: Buffet França  – Avenida Angélica, 750 – Salão Superior

Vallet Service Opcional