“Mudanças da Visão e da Visibilidade na Sociedade Contemporânea” foi o tema da Mostra Cultural 2011, que aconteceu neste domingo, 30 de outubro, no Colégio Renascença, e contou com a presença de mais de 1500 pessoas, entre pais, alunos e familiares.

A Mostra Cultural sintetizou grande parte do trabalho realizado durante o ano envolvendo todas as séries e áreas do conhecimento. O tema escolhido buscou ampliar o olhar dos alunos para assuntos e conteúdos relacionados ao meio ambiente e sua preservação, ao patrimônio histórico cultural, estimulando a percepção dos espaços, ambientes e relações que os cercam, levando à construção de um mundo melhor.

A parceria do Colégio Renascença realizada com o MAM também se refletiu na Mostra. Alunos, professores e familiares tiveram a oportunidade de visitar o Museu durante o ano, participaram de oficinas, interagiram com os projetos do Museu e os usaram como fonte de inspiração.

“Este evento é uma grande vitrine onde pais e familiares acabam se dando conta do enorme potencial que os alunos tem na produção de arte. As atividades estão muito ligadas ao Eco Rena, projeto implantado pela Escola com o objetivo de despertar a consciência ambiental e estimular os alunos a se tornarem agentes de mudança na comunidade escolar”, destacou o presidente do Colégio Renascença, Jaime Rabinovitsch.

Para o professor João Carlos Martins, diretor geral do Colégio Renascença, “ O tema deste ano buscou mostrar o quanto a sociedade tem refletido e manifestado na arte as transformações que a história está nos apresentando. Olhamos a sociedade próxima, o entorno dela, e todas as manifestações culturais na cidade de São Paulo, no Brasil e no mundo.”

Fernanda Ache, coordenadora da área de artes do Colégio destacou a proposta desta edição do evento: “ desenvolvemos projetos para ampliar o olhar e a reflexão dos alunos com relação a comportamentos e atitudes, como por exemplo os alunos do Ensino Médio, que trabalharam assuntos pertinentes a esta idade, como alcoolismo, drogas e política”.

Os alunos aprovaram a proposta. Alessandra Waintraub, aluna da 1ª série do Ensino Médio destacou, “é muito importante debater estes temas, principalmente entre pais e alunos, pois as drogas e o álcool estão presentes em todo lugar e os jovens precisam estar sempre muito bem orientados e conscientes”.