O Presidente de Israel e Prêmio Nobel da Paz Shimon Peres, recebeu na manhã de hoje a delegação da Hassefá Ba´Aretz, organizada pela Federação Israelita do Estado de São Paulo e composta por ativistas das comunidades judaicas de São Paulo e do Rio de Janeiro em sua residência oficial em Jerusalém.

Mario Fleck, vice-presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo apresentou o grupo e Peres fez questão de saber do estado de saúde do Presidente Lula. Ao ser questionado sobre o Irã, o mandatário israelense disse que este é um problema do mundo e não apenas de Israel. Ele acredita que o Brasil e suas comunidades judaicas e árabes podem contribuir para a obtenção de uma paz definitiva no Oriente Médio.

Shimon Peres apresentou um projeto para construir um museu em Jerusalém sobre a vida e as pesquisas de Albert Einstein.

A delegação brasileira chegou esta manhã em Israel, após dois intensos dias em Madri, onde manteve contato com a comunidade judaica local e a nacional.

Os participantes conheceram o trabalho da Sefarad Israel, órgão governamental de apoio à restituição da cultura judaica e alguns projetos como a rádio digital Sefarad. Um passeio por Toledo, a Jerusalém espanhola, trouxe um pouco da história do Judaísmo Sefaradi.

O novo embaixador de Israel na Espanha, Alon Bar, apresentou como andam as relações bilaterais entre os dois países e o anti-sionismo de parte da população espanhola. Claudio Garon, ministro-conselheiro da Embaixada brasileira em Madri relatou um pouco sobre as relações políticas e econômicas do Brasil e o novo papel de nosso país pelo olhar europeu.

Finalizando com chave de ouro esta primeira parte da viagem, o Editor-Chefe do jornal “El País”, Javier Moreno recebeu o grupo na redação do periódico e deu uma verdadeira aula de jornalismo e assuntos internacionais.