A criação do Estado Palestino tem sido tema recorrente na grande imprensa. Para debater este importante assunto, o Colégio Renascença promoveu uma mesa redonda com o cientista político Samuel Feldberg, o jornalista e diretor da Conib, Jaime Spitzcovsky e o diretor da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Alberto Milkewitz, que debateram “Os Desdobramentos do pedido de Abbas a respeito da criação do Estado Palestino”.

Os três participantes da Mesa Redonda deram um panorama geral sobre as mudanças no Século XXI desde o fatídico 11 de Setembro até a Primavera Árabe, bem como da situação no Oriente Médio de maneira geral, onde falaram sobre Irã, Turquia,Síria e Libano, Hamas, Fatah e Hezbollah, entre outros temas. Eles também abordaram a libertação de Gilad Shalit e a repercussão desta negociação na sociedade israelense e terminaram avaliando o papel dos Estados Unidos e das potencias emergentes nas negociações entre Israel e Palestina.

O público presente, formado por alunos, professores e pais, escutou atentamente todos os pontos de vista e teve a oportunidade de esclarecer suas dúvidas com os palestrantes.

Com relação ao pedido de Abbas na ONU, a conclusão do debate foi a de que o projeto na ONU já começou natimorto e que o Estado Palestino dificilmente será reconhecido como membro pleno das Nações Unidas. O caminho mais plausível para que se tenha paz na região será através do diálogo e da negociação direta entre palestinos e israelenses.

Jaime Spitskowsky, Samuel Felberg, Alberto Milkewitz