No último dia 8 de novembro, Stela Blay recebeu em sua residência um grupo de convidadas para um chá da tarde com a Professora Ruth Fine, da Universidade Hebraica de Jerusalém, que ministrou a palestra “Vizinhos e Estrangeiros: muçulmanos, cristãos e judeus no Mediterrâneo Moderno”.

Com diversos livros publicados, a professora Ruth Fine, que é presidente do Departamento de Estudos Românicos e Latino-americanos da Universidade Hebraica de Jerusalém, discorreu sobre a presença dos muçulmanos, cristãos e judeus no Mediterrâneo nos séculos XVI e XVII, usando como pano de fundo obras literárias como Dom Quixote de La Mancha e peças teatrais como La Gran Sultana, enfatizando a convivência, a tolerância e o diálogo entre as três religiões durante esse período.

Ruth Fine, que também é diretora do Instituto de Culturas Ocidentais da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade, deu detalhes sobre o primeiro departamento brasileiro que faz parte da Universidade de Jerusalém, hoje com 300 alunos, e que já é o terceiro maior da área de Humanas. “Em breve realizaremos um grande Seminário com o tema “O Brasil como Ator Global, o que enfatiza o multiculturalismo de nossa Universidade”, destacou Ruth.

“O encontro foi extremamente proveitoso e pretendo fazer outras reuniões semelhantes, em torno de temas de interesse comum deste grupo maravilhoso que está se formando hoje, destacou Stela Blay.

Carolina Birenbaum, Stela Blay e Ruth Fine