Delegação do WUPJ em visita à CIP

Uma comitiva com os líderes da World Union for Progressive Judaism (WUPJ), maior instituição judaica internacional, com mais de 1200 congregações Progressistas, Liberais e Reconstrucionistas afiliadas em 55 países, esteve na CIP na última sexta-feira, 18 de novembro, quando foram recebidos pelos rabinos da Congregação, Michel Schlesinger e Ruben Sternschein.

A delegação, que chegou ao Brasil logo após participar do Board of Governors da Agência Judaica para Israel, que aconteceu em Buenos Aires, deu um breve relato sobre o papel da entidade, bem como sobre Judaísmo Progressista para cerca de 60 jovens que fazem parte do curso de liderança da CIP e da Chazit.

Estiveram presentes Mike Grabiner (chairman), Stephen Fuchs (rabino e
presidente da instituição), Stephen Breslauer ( membro honorário do conselho executivo da WUPJ e co-chairman do grupo Yad B’ Yad Task Force, que busca incentivar atividades das congregações da América Latina) e Roberta Herman, (presidente da Jewish Community Foundation, EUA), acompanhadas de Miriam Vasserman, presidente da WUPJ da América Latina e vice-presidente do Conselho da CIP e Berta Zylberstajn, secretaria executiva do WUPJ na América Latina.

“ A WUPJ está presente em 55 países, sempre buscando conectar judeus a Israel. Me sinto extremamente emocionado e honrado em poder falar para jovens como vocês, futuros líderes. Vocês são a nossa promessa, o nosso futuro e posso afirmar que o que vocês estão fazendo, aprendendo sobre liderança, é importante não apenas para a nossa comunidade, mas também para que tenhamos um mundo melhor”, , declarou o rabino e presidente da instituição Stephen Fuchs.

“A WUPJ se destacou especialmente pelo seu sucesso histórico em criar um diálogo constante entre o judaísmo tradicional e a realidade. Esse diálogo abrange direitos humanos, sustentabilidade, educação e advocacia por políticas corretas. Esses são os valores que guiaram a CIP nos primeiros 75 anos e continuarão por muitos aos. Nos sentimos felizes e honrados em fazer parte desta grande organização internacional e de receber sua liderança em nossa casa”, declarou o rabino Ruben Sternschein.

“ Receber a delegação do WUPJ reforça o sentimento de que não estamos sozinhos e de que a CIP pertence a uma corrente de congregações, Conservadoras e Reformistas, do mundo todo. Quando recebemos a liderança de algum destes dois movimentos, nos sentimos muito mais conectados e que somos parte de algo maior do que apenas nossa Congregação local, destacou o rabino Michel Schlesinger.

Após o encontro com os jovens, os representantes da WUPJ participaram do Cabalat Shabat, onde dividiram com o público presente um pouco da visão do judaísmo progressista no mundo contemporâneo.

A WUPJ é a maior instituição judaica internacional, com mais de 1200 congregações Progressistas, Liberais e Reconstrucionistas afiliadas em 45 países. Cerca de 1,8 milhão pessoas participam dos movimentos que compõem a WUPJ.