Miriam Mehler com equipe do Atid Carmen Nahaissi, Lucia Gelman e Sueli Schreier

Para discutir o Envelhecimento no Século XXI, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), por meio da Área de Apoio a Terceira Idade, promoveu no dia 22 de novembro, o 7º Seminário de Capacitação de Dirigentes Profissionais e Voluntários da Terceira Idade, que aconteceu no Lev Residencial.

Assim como nas seis edições anteriores, o evento, que visa capacitar e reciclar profissionais e voluntários da área buscando a continua melhoria dos serviços oferecidos a esta crescente faixa etária, contou com a participação de renomados profissionais em suas áreas de atuação, que durante um dia inteiro, discutiram questões referentes à terceira idade.

A abertura do evento, contou com a participação da atriz Miriam Mehler, que destacou a importância de manter-se ativo e de se fazer o que gosta. “O nosso corpo envelhece, a nossa mente pode ficar mais lenta, mas o que fica é a enorme experiência que adquirimos durante toda a nossa vida, e da qual temos que lançar mão”, destacou a atriz global.

Ricardo Berkiensztat, vice-presidente da Fisesp, Lucia Gelman, coordenadora da Área da Terceira Idade, Celso Garbaz, diretor do Lev Residencial e o Rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista compuseram a mesa de abertura.

Em seus discursos, todos destacaram a preocupação com o crescimento da população de idosos e da importância de nossa comunidade se debruçar sob políticas comunitárias para dar respostas às necessidades que se apresentam. Outro assunto colocado em pauta foi a necessidade de um centro de convivência no bairro de Higienópolis, onde residem um grande número de idosos, e outras alternativas de “Lares” a fim de atender todas as pessoas que deles necessitam.

O Seminário contou ainda com os seguintes temas que foram discutidos durante todo o dia: Cuidando de quem já cuidou de você, Memória, A importância dos relacionamentos digitais na 3ª Idade – Portal do Envelhecimento, Redes Sociais e Blogs, Apresentação de Casas de Longa Permanência em Israel – Amal Group e Segurança Viária. Os participantes do evento fizeram ainda uma visita pelo Lev Residencial e finalizaram o dia com uma dinâmica de grupo.

O 7º Seminário de Capacitação de Dirigentes Profissionais e Voluntários da Terceira Idade resultou de uma parceria da Fisesp com o Lev e patrocínio da Marítima Seguros.