A mostra “Anne Frank – Uma história para hoje” é procedente da Fundação Anne Frank, de Amsterdã (Holanda), e já percorreu mais de 50 países, desde 1996. Ela é composta por painéis com documentos, cartas e fotografias e retrata a história de Anne Frank e sua família durante a Segunda Guerra, além de informar sobre o Holocausto a partir do relato de sobreviventes. A garota judia Anne escreveu um diário, publicado em 1947, que é um dos livros mais lidos em todo o mundo.

Desde 2007 no país, o projeto Anne Frank House no Brasil capacita jovens estudantes para serem monitores da exposição e promove atividades ligadas à educação em direitos humanos e promoção da não discriminação. Representado no país pelo Instituto Plataforma Brasil, o projeto já promoveu atividades em mais de 20 CEUs (Centros Educacionais Unificados), por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Consulado da Holanda.

O consulado convidou o Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (AHJB), instituição que tem como compromisso apreservação da memória da presença judaica no país, a conhecer a exposição no CEU Alto Alegre, na Zona Leste de São Paulo.

No dia 29 de novembro, Mauricio Serebrinic, presidente do AHJB, e Lucia Chermont, coordenadora de Educação,Atendimento e Pesquisa, assistiram a filmes de caráter educativo produzidospela Anne Frank House e ao debate subsequente, com grande participação dos alunos da 7ª série do CEU; e acompanharam a palestra de Nanette Konig, sobrevivente do Holocausto, que foi amiga de Anne Frank.

Ao final, os monitores do CEU, treinados pela Anne Frank House, guiaram Nanette pela exposição. “Fantástico!”, avaliou Serebrinic. Para Lucia, os alunos demonstraram “um alto nível de compreensão” das questões envolvidas com o preconceito e discriminação. Cada CEU adota seu próprio critério para selecionar monitores: há alunos voluntários, há os escolhidos pelos professores e também aqueles que já têmperfil de líderes.

A exposição “Anne Frank – Uma história para hoje” já foi montada em Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Campinas e Mariana.