Sabemos que existe um grande preceito na Torá que é agradecer a D’us pelas bondades que Ele faz conosco. Daí surge nosso nome: Iehudi (Hodaa = agradecimento). Sabemos também que todos os judeus formam uma alma só, são integrantes da mesma entidade espiritual, independente do grau religioso e das diferenças que existem entre nós. As semelhanças são muito maiores. Pouco mais de um mês após a devolução do soldado Gilad Shalit para Israel, no dia 27.11, a comunidade judaica paulista comemorou em grande estilo esse momento de alegria do povo judeu.

Com muito falafel e música israelense, o evento foi organizado por um grupo de jovens da comunidade com apoio das instituições: Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP), Juventude Judaica Organizada (JJO), Organização Sionista Mundial, A Hebraica, Eitan, Conselho Sionista Juvenil, Jovens Sem Fronteiras, Thank Israeli Soldiers. Estes jovens que se demonstraram sensibilizados com a história do seu igual: um jovem soldado que ficou 5 anos em cativeiro nas mãos do Hamas, decidiram fazer este curto, mas significante evento.

Após uma breve, mas emocionante cerimônia que citou a história do Gilad e dos demais soldados israelenses desaparecidos em serviço, os convidados escreveram mensagens de solidariedade e gratidão à família Shalit e aos soldados do exército de Israel, as quais serão entregues em mãos nos próximos dias. Assim, a comunidade judaica paulista, em especial sua ala jovem, mostra a importância de se solidarizar com Israel, seus soldados, e tudo que envolve o país, como uma forma de estreitar laços e de se tornar parte integral e essencial do nosso cotidiano, como judeus brasileiros. Podemos estar aqui, mas jamais esqueceremos Israel e quem batalha pela nossa sobrevivência todos os dias.