Com apoio da Conib e da Embaixada do Brasil em Israel, a Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ) promoverá de 11 a 13 de dezembro o seminário internacional “A Emergência do Brasil como Ator Global: Explicações Históricas, Conquistas Recentes e Futuros Desafios”.

O evento, que visa mostrar aos israelenses a crescente relevância do Brasil no cenário internacional, será a primeira conferência de tal magnitude sobre o país realizada no Estado judeu.

Participarão o jornalista e professor Eugênio Bucci (USP e ESPM), o demógrafo Sergio DellaPergola (UHJ), os professores Antonio Carlos Lessa (UnB), Renato Lessa (UFF), Tullo Vigevani (Unesp) e Luis Edmundo Souza Moraes (UFRRJ); o jornalista Ricardo Lessa (Globo News); Henry Chmelnitsky, vice-presidente da Conib; Jaime Spitzcovsky, diretor de Relações Institucionais da Conib; Jayme Blay, presidente da Sociedade dos Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém; além de outros acadêmicos brasileiros e israelenses em diversas áreas.

Entre os temas em debate: o Brasil como poder econômico; violência e desigualdade racial; cinema e mídia brasileira no cenário internacional; o Brasil no Oriente Médio; a comunidade judaica brasileira; os direitos humanos e a herança dos regimes autoritários.

A organização é de James Green, professor de Historia do Brasil na Brown University, EUA; Michel Gherman, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos, UFRJ; Ruth Fine, chefe do Departamento de Estudos Românicos e América Latina da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Veja a programação completa.