A WIZO — Women’s International Zionist Organization — foi homenageada nesta segunda-feira na Câmara Municipal de São Paulo em sessão solene de iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV). A entidade comemora 90 anos de atuação em todo o mundo e 85 no Brasil.

A entidade nasceu em 1920, da solidariedade de mulheres judias inglesas para com as pessoas que viviam em precárias condições ambientais no então Estado de Israel. Essa corrente de solidariedade se espalhou pela Europa, Américas, África, Ásia e Oceania e chegou ao Brasil em 1926. Tem como base de atuação o trabalho com a parcela menos favorecida da sociedade, buscando integrá-la à comunidade maior, através de trabalhos sociais, educacionais e na área de saúde, além de promover a integração da família, programas de profissionalização e defesa dos direitos da mulher. No Brasil, através de seus 11 centros espalhados pelo país, apoia obras assistenciais locais, realizando um importante trabalho de intercâmbio entre Brasil e Israel.

“A Wizo é uma entidade que tem 90 anos de existência, 85 no Brasil. É uma entidade de senhoras que realiza um trabalho social muito importante. Eu acho que essa é uma homenagem mais do que merecida a essa instituição da comunidade judaica que há 85 anos ajuda o povo brasileiro”, disse o vereador Natalini.

É um reconhecimento pelo trabalho executado por essas senhoras. Para nós é uma honra. A Wizo é uma instituição fundada por senhoras da comunidade judaica que se decida à benemerência no Brasil e em outros 50 países do mundo. Temos senhoras que estão trabalhando há 50 anos. Algumas têm mais de 90 anos de idade e continuam ativas, construindo essa herança para as jovens judias e brasileiras”, disse Iza Mansur, presidente da Wizo São Paulo.

Fizeram parte da mesa o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Ilan Sztulman, secretário de Articulação de Grandes Eventos Walter Feldman, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Boris Ber, presidente da Wizo Brasil, Helena Keiner; presidente honorário da Wizo São Paulo, Sulamita Tabacof ea presidente da Wizo em São Paulo, Iza Mansur.

Sessão solene de iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV) - Foto: RenattodSousa