O engenheiro e consultor de empresas Mario Fleck foi eleito na noite desta segunda-feira, 19 de dezembro, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), entidade que representa oficialmente a comunidade judaica paulista.

O novo presidente assume o cargo em 1º de janeiro de 2012, onde fica até o final de 2013, com a missão de priorizar cinco eixos: segurança, política, juventude, educação e a conexão com o judaísmo. Fleck terá como vice Bruno Laskowsky, que foi presidente da Unibes e do Conselho da Federação, André Grunebaum como tesoureiro e Luiz Kignel como secretário geral.

Em seu discurso, Fleck destacou o gigantesco aprendizado que adquiriu ao lado dos ex-presidentes Boris Ber, que agora assume a vice-presidência da Conib, Jayme Blay, atual presidente da Câmara Brasil Israel e Anita Schuartz, que foi presidente do Conselho da Fisesp. “No meu momento de vida atual o campo judaico ocupa todos os espaços e é a minha grande motivação. Tenho fascínio pela sabedoria dos rabinos, por Israel e quero muito entender o momento delicado pelo qual a comunidade judaica vive no mundo inteiro”.

Mario Fleck é presidente da Rio Bravo, gestora de recursos independente, especializada no mercado brasileiro. Por quatro anos, foi diretor de renda variável e ajudou a criar o Rio Bravo Fundamental FIA, fundo de valor e ativismo, do qual continua sendo o gestor. Antes disso, trabalhou 28 anos na Accenture, sendo 14 como o presidente da empresa no Brasil. Formou-se em Engenharia Mecânica e Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É membro do conselho de administração da Bematech e Eternit, foi conselheiro da Cremer, Nossa Caixa, Unipar, Ferbasa e Direct Talk.

Mario Fleck tem forte envolvimento comunitário. Foi presidente do Colégio Max Nordau, no Rio de Janeiro, atuou como vice-presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo na gestão de Boris Ber e atualmente é membro do International Board do Instituto Chaim Weizmann de Ciências de Israel, faz parte do Board do Instituto Latino e Latino Americano do American Jewish Committee (AJC), além de vice-presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria.

Na mesma noite, foram eleitos também os membros do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e o Ouvidor Geral.

Conselho Deliberativo:
Centro da Cultura Judaica – Nilton Serson (Presidente do Conselho)
Associação “A Hebraica” de São Paulo – Abramo Douek
Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein – Claudio Lottenberg
Sociedade Cemitério Israelita de São Paulo – José Meiches
Associação Fundo Comunitário – Keren Hayesod – Rafael Nasser
Colégio IL Peretz – Moshe Bain Colégio Iavne – Maurício Michaan
CIP – Congregação Israelita Paulista – Dora Lucia Brenner
Congregação e Beneficência Sefardi Paulista – Rabino David Weitman
UNIBES – Célia Parnes
WIZO – Iza Mansur
Juventude – Natan Freller
Entidade suplente: Shalom – Liga Israelita do Brasil- Enio Lewinsky

Ouvidor: Luiz Gornstein