Por ocasião do Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto, a Federação Israelita do Estado de São Paulo e a Congregação Israelita Paulista (CIP), em parceria com a UNIBES e Consulado Geral de Israel em São Paulo, promovem, na sexta-feira, 27 de janeiro, às 18h30, na Sinagoga da CIP (Rua Antonio Carlos, 653 – Consolação), um Cabalat Shabat (cerimônia solene) em memória às vítimas do Holocausto.

Além de lideranças judaicas e de sobreviventes do Holocausto, foram convidados para o evento autoridades diplomáticas, políticas, e religiosas de diferentes tendências e partidos, como: o governador Geraldo Alckmin,
o prefeito Gilberto Kassab e os senadores Eduardo Suplicy, Aloysio Nunes Ferreira e Marta Suplicy, além de vereadores, secretários e deputados, entre outros.

A Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou em 2005 uma resolução instituindo 27 de janeiro como o Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas da exterminação nazista. A resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.

No Brasil, a lei de autoria do vereado Floriano Pesaro, que institui um dia em memória às vítimas do Holocausto, foi sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab no dia 12 de dezembro de 2009.