O CJM é a organização internacional que representa as comunidades judaicas de 100 países, ante os governos, parlamentos e organizações internacionais. O CJL é seu braço regional na América Latina.

Os presidentes do Congresso Judaico Mundial, Ronald S. Lauder, e do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL), Jack Terpins, se reuniram com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e da OLP, Mahmoud Abbas, em Londres.

Os líderes judeus enfatizaram a necessidade urgente de alcançar uma solução permanente ao conflito no Oriente Médio e destacaram o papel que as comunidades judaicas e palestinas da Diáspora podem ter nesse sentido.“Alcançar a paz é o desejo do povo judeu e estou convencido que uma melhor cooperação entre as comunidades judaicas e palestinas de todo o mundo podem contribuir para isso, elas podem ajudar a construir o futuro de paz que nossos dois povos querem” , declarou o presidente do CJM.

Jack Terpins, presidente do CJL, comentou com Abbas sobre a positiva experiência na América Latina, onde a coexistência entre comunidades judaicas e árabes, que vivem lado a lado, é harmoniosa. Terpins expressou que isso deve ser um modelo a ser replicado em todos os lugares para diminuir as tensões.

“A paz não é como a guerra; não pode ser declarada de forma unilateral, se não que deve ser acordada entre as partes. A posição de ambas comunidades, judaica e palestina, deve ser a de colaborar para um melhor entendimento”, concluiu Terpins.