Na sede do Facebook, Shimon Peres pediu ao CEO Mark Zuckerberg para ser seu amigo (mensagem no quadro) e curtir sua página pela paz - Foto: Reuters

O presidente israelense, Shimon Peres, de 88 anos, criou nesta terça-feira um perfil no Facebook e adicionou Mark Zuckerberg como amigo para promover a paz. O registro aconteceu na sede da empresa americana, usando o computador de trabalho de Zuckerberg. Peres pediu ao fundador da rede social mais popular da internet que “curtisse” sua nova página pela paz no Facebook.

A sede da companhia no Vale do Silício recebeu a apresentação de um vídeo no qual Peres, em ritmo de música eletrônica, pede aos membros da comunidade virtual que sejam seus amigos e compartilhem o espírito de paz. Zuckerberg brincou durante a apresentação do vídeo no qual Peres aparece manejando um tablet e cumprimentando líderes como o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e personalidades como o treinador do Real Madrid, José Mourinho.

O fundador do Facebook, também judeu, felicitou Peres por sua originalidade, enquanto o presidente israelense disse que sua intenção é chegar a um novo público. “Quando digo novas audiências me refiro, sobretudo, a cidadãos do Irã, da Síria e do mundo árabe. Nem os iranianos, nem os sírios são nossos inimigos, apenas os extremistas líderes destes povos”, declarou Peres.

Em sua primeira mensagem no Facebook, Peres escreveu: “Espero que esta página seja um lugar onde os sonhadores e crentes na paz façam ouvir sua voz e compartilhem experiências comigo”. Peres e Zuckerberg mantiveram uma reunião prévia na qual o presidente israelense transmitiu suas felicitações ao empresário por seu “espetacular sucesso” e por criar uma rede que “quebrou barreiras entre nações e povos”. Peres convidou o fundador do Facebook a visitar Israel, algo que o jovem de 27 anos prometeu fazer o mais rápido possível.

FONTE: EFE – Agência EFE