Daniel Ayalon e Michel Temer

Após passagem pelo Rio de Janeiro nos últimos dias 12 e 13 de março e encontros com a Comunidade Judaica e autoridades, o Vice-Ministro das Relações Exteriores e Membro do Parlamento de Israel, Daniel Ayalon (Danny Ayalon), esteve em visita oficial a Brasília na quarta-feira, 14 de março. A agenda do Vice-Chanceler incluiu encontros com o Vice-Presidente da República, Michel Temer, com o Presidente do Congresso Nacional, Senador José Sarney, com o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General José Elito, com o 2º Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Eduardo da Fonte, com o Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional no Senado Federal, Senador Fernando Collor, e com o Subsecretário-Geral Político III, Embaixador Paulo Cordeiro.

De acordo com o Vice-Chanceler, Israel quer estreitar a cooperação nas áreas de ciência e tecnologia e de segurança nacional. Isso inclui ajuda para montar o esquema de segurança das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Segundo Ayalon, Israel pode ajudar o Brasil nas questões relacionadas à segurança dos Jogos Olímpicos porque o país “tem grande experiência na área de segurança interna”. Ayalon afirmou ainda que o governo israelense tem interesse em abrir canais de cooperação com o Brasil na área de energia e explicou que Israel descobriu, recentemente, uma reserva de gás natural em alto-mar e que essa é uma área na qual o Brasil já tem experiência.

No encontro com o Presidente do Senado, Senador José Sarney, o Vice-Ministro transmitiu “saudações calorosas” do presidente Shimon Peres. Sarney e Peres se conheceram em 1987, quando o senador era, à época, presidente da República, e Shimon Peres, ministro do Exterior. “Nosso presidente pediu para transmitir que não se esquece nunca da forma calorosa com que foi recebido e do brilhante discurso proferido pelo senhor”, disse Ayalon sobre as lembranças da última visita de Peres ao Senado, em setembro de 2009. “Osvaldo Aranha é um herói em nosso país”, reforçou, referindo-se ao diplomata que, chefiando a delegação brasileira, presidiu a assembleia-geral da ONU na votação para a criação do Estado de Israel. “Tel-aviv, por exemplo, deu a ruas e instalações públicas o seu nome. Temos um carinho especial pelo Brasil”, afirmou.

Para o diplomata o acordo bilateral tem intensificado as trocas comerciais entre Israel e Brasil, que hoje giram em torno de US$ 1,5 bilhões ao ano e, avalia, devem crescer. “Israel tem investido no Brasil como nunca”, garantiu, informando que são mais de 200 empresas israelenses instaladas em São Paulo e outras 50 no Rio de Janeiro, além de vários negócios em andamento. “Na área de segurança estamos oferecendo serviços e equipamentos com foco na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. E na área de exploração de jazidas de gás, onde o Brasil domina tecnologia de ponta, temos interesses na medida em que vários campos foram descobertos recentemente em meu país”, especificou.

Ainda no encontro com o Senador, o Vice-Ministro afirmou que Israel vê o Brasil como balizador importante “não só na América Latina, mas no mundo”, e que a posição brasileira frente aos conflitos no Oriente Médio é “muito importante” para a paz na região.

Esta foi primeira visita de Daniel Ayalon ao Brasil, resultado das boas relações entre os dois países. Israel e Brasil compartilham uma longa história de intercâmbio nas áreas técnica, científica e tecnológica. Em 2010, entrou em vigor o Acordo de Livre Comércio entre Israel e o Mercosul, o primeiro com um país fora do Bloco Cone Sul. Israel reconhece o Brasil como uma potência emergente, como um importante ator global e enxerga sua atual importância no cenário mundial.