Os 60 anos de fundação do Colégio Itzhok Leibush Peretz foram comemorados nesta segunda-feira na Câmara Municipal de São Paulo, em sessão solene de iniciativa do vereador Floriano Pesaro (PSDB).

“O Peretz é uma escola que é muito referência nos meios acadêmicos. É uma escola de qualidade, que atende a todos que querem estudar lá, tendo um olhar individualizado para cada aluno. A gente dá todo o suporte para que eles consigam ser indivíduos e cidadãos que possam participar da sociedade de uma forma construtiva e crítica, que é o espírito que a gente mantém dentro de nossa escola”, disse a diretora do colégio, Evelina Holender.

O colégio nasceu em setembro de 1951, por uma iniciativa da Associação Cultural Religiosa Brasileira Israelita (Acrelbi), como forma de valorizar a comunidade judaica. Hoje, o I.L. Peretz é considerado um dos pilares da identidade judaica em São Paulo. O nome da entidade é uma homenagem ao escritor iídiche Itzchak Leon Peretz.

Presente ao evento, o presidente da Associação Cultural Religiosa Brasileira Israelita (Acrelbi), mantenedora do Peretz, destacou o caráter pluralista da escola. “A associação começou em 1951, como forma de preservação da cultura judaica, de transmitir essa cultura para as novas gerações. E ela é hoje uma escola que aceita qualquer corrente religiosa e se propõe a dar uma educação de muito boa qualidade a essas crianças. E tem uma grande parte de alunos que recebem bolsas de estudo. Muitos desses alunos são hoje, inclusive, pessoas de muito sucesso.”

O jornalista Gilberto Dimenstein, um dos ex-alunos do colégio, destacou o papel que a escola teve em sua formação.” A herança que eu tive da escola foi mais do que as aulas de português, matemática, química, biologia. Foi um olhar pelo mundo, ela me deu uma espécie de binóculo para ver as coisas de um modo diferente”, disse

“O Peretz é um dos mais importantes colégios de orientação judaica que nós temos no Brasil. São 60 anos dedicados à formação de judeus, de filhos de judeus, dentro dos preceitos judaicos da educação. O Peretz tem uma atuação muito forte na cidade também. Tem, sem dúvida nenhuma, um grupo de docentes preparados para a formação dos nossos filhos. E acho que hoje, a câmara Municipal de São Paulo louva a educação através do trabalho que o Peretz tem desenvolvido na cidade de São Paulo nos últimos 60 anos”, disse o vereador Floriano Pesaro.

Os 60 anos de fundação do Peretz foram comemorados na Câmara Municipal de São Paulo - Foto: RenattodSousa