Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota discute o Oriente Médio e outras questões internacionais com o diretor executivo do AJC, David Harris. (Foto: AJC)

Uma delegação do American Jewish Committee (AJC) concluiu na última sexta-feira uma visita diplomática ao Brasil. Foi a terceira visita da organização ao Brasil em quatro anos. O grupo, liderado pelo Diretor Executivo David Harris, realizou reuniões em São Paulo e Brasília.

Em Brasília, a delegação foi recebida pelo ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota, Fernando Collor de Mello, ex-Presidente e Presidente do Comitê do Senado de Relações Exteriores e Defesa Nacional; embaixador americano, Thomas Shannon; e embaixador israelense Rafael Eldad. A ameaça nuclear iraniana, a revolta árabe, o processo de paz no Oriente Médio, e o relacionamento bilateral entre Brasil-Estados foram destaques na agenda de encontros.

Segundo o presidente da Federação, Mario Fleck, “foram também tratados temas de interesse nacional, envolvendo a Conib na avaliação de estratégias de atuação política”. Patriota afirmou que o Brasil pretende assumir um papel nos bastidores na diplomacia relacionada ao Oriente Médio, por avaliar que este é o caminho mais eficiente e que o status quo é arriscado para a paz mundial.

Em São Paulo, o AJC promoveu seu diálogo estratégico com a comunidade judaica, que estará no Fórum Global AJC, que acontece em maio, em Washington. Representantes de mais de 50 comunidades internacionais participam do evento. Harris também deu uma aula de diplomacia internacional para os alunos do ensino médio da escola Beit Yaacov e se reuniu com a diretoria da Federação.

“O Brasil está rapidamente emergindo como uma potência regional e global. Tornou-se um jogador de grande energia. Vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de Verão de 2016. E, como a maior nação latino-americana, desempenha um papel cada vez mais importante nas Nações Unidas e outros organismos multilaterais, além de aspirar um consenso regional sobre questões críticas internacionais”, explicou David Harris.

O AJC foi fundado em 1906 para ajudar judeus russos perseguidos pelo império czarista. Com forte atuação política, busca combater o antissemitismo, promover valores democráticos e fortalecer a vida judaica. Apoia Israel na busca por paz e segurança.

O Instituto Latino e Latino-Americano do AJC foi fundado em 2005. Procura reforçar os laços entre judeus e latinos nos EUA e entre os EUA, as nações latino-americanas e Israel. Mario Fleck é membro do conselho deliberativo deste instituto.

Mario Fleck e David Harris durante almoço na Hebraica/SP

Com informações de: CONIB e AJC