Dra. Margarette recebe o Prêmio Excelência Mulher

A Delegada de Polícia, Dra. Margarette Barreto, recebeu, na última terça-feira, 27 de março, o VIII Prêmio Excelência Mulher 2012, pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Na prática, o prêmio consagra mulheres que se destacam nas atividades de diversas áreas profissionais e filantrópicas, além de reforçar a grande contribuição que a mulher vem implementando no cenário nacional e internacional.

A entrega do prêmio aconteceu no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)e foi promovido será promovido em conjunto com a Fraternidade Aliança Aca Laurência, também em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A mulher de destaque

Nascida em São Paulo, em fevereiro de 1968, Margarette estudou em escola pública, é Delegada de Polícia há 18 anos, formada pela Faculdade de Direito Mackenzie, com especialização em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Paulista do Ministério Público de São Paulo. Fez curso sobre intolerância esportiva na Espanha a convite da Federação Espanhola de Futebol (2008), fez curso Polícia e Comunidade no Instituto Marshav, em Israel e curso de Comando de Incidentes com a Guarda Costeira Americana.

Trabalhou na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, 1989-1993, ingressou na carreira de Delegada de Polícia em 25 de janeiro de 1993, atuando no interior do Estado nos municípios de Ubatuba e São José dos Campos, em 1998 muda para a Capital de São Paulo, onde atua principalmente na periferia da zona sul.
Em 2002, é convidada a integrar o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa, onde foi titular da Equipe Especial de Investigação de Crimes contra a Criança e Adolescente 2002 – 2004. Em novembro de 2004 é convidada a dirigir o GRADI – Grupo de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância, que em 2006 é elevado ao status de Delegacia, sendo chamada de DECRADI – Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, onde recebe várias homenagens por entidades da sociedade civil pela luta dos direitos humanos e em defesa das minorias, dentre elas em 2008, recebe homenagem da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo, no dia da mulher, por sua atuação em defesa da justiça e da cidadania.

É professora da Escola Superior da Advocacia em direito homoafetivo, membro do Comitê Gestor da Segurança Pública para os preparativos da Copa do Mundo em 2014.

Atua desde 2005 no Projeto do Tribunal de Justiça – JECRIM nos Estádios que visa combater a violência no futebol, além de atuar no planejamento e nas operações policiais em grandes eventos.

A DECRADI (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância), chefiado pela Delegada Dra. Margarette Barreto é o órgão responsável por receber denúncias, fazer pesquisa, patrulhamento, inquérito e investigação de casos de intolerância. A população também pode fazer sua parte denunciando qualquer forma de preconceito diretamente na Polícia Civil pelo telefone gratuito 181, que funciona 24 horas por dia, recebendo ligações com queixas e denúncias de crimes e irregularidades.

Dra. Margarette ao lado do jornalista Osmar Santos