Ricardo Berkiensztat e Manoel David

Na última quinta-feira, 29/03, o vereador do municipio de Tietê, Manoel David (PSD), foi recebido na sede da Federação, pelo vice-presidente executivo Ricardo Berkiensztat. Na oportunidade, o jovem vereador falou do seu mandato e de suas aspirações para o futuro.

Manoel David Korn de Carvalho é natural de São Paulo e filho do tieteense Valdomiro Biscaro de Carvalho (Miro Português) e de Sylvia Sara Korn de Carvalho. Estudou sua vida toda no Colégio I. L. Peretz, em São Paulo. Com 17 anos, ingressou na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, no curso de Relações Internacionais e depois transferindo para Direito onde concluiu na Universidade de Sorocaba – UNISO em 2010.

Em 1998, iniciou suas atividades como voluntário no Lar Golda Meir, pelo seu empenho e trabalho, aos quinze anos recebeu o prêmio “Voluntário Jovem do Ano – 2001 – Ano Internacional do Voluntariado”. Na oportunidade aceitou o convite para ser o Coordenador do Voluntariado Jovem de todo o Estado de São Paulo.

No início de 2006 fundou, em Tietê, a Associação da Juventude Trabalhista – AJUTRA, entidade sem fins lucrativos de caráter social, educacional e municipalista, formada por jovens preocupados com o progresso e desenvolvimento de Tietê. Hoje denominada AJUTIETÊ (Associação da Juventude de Tietê), contribui com Ações Sociais e Campanhas Periódicas de arrecadação e distribuição de alimentos, roupas, livros e brinquedos, sempre buscando o bem-estar dos mais necessitados e das instituições filantrópicas de Tietê.

Como político, Manoel começou sua carreira na Secretaria do Estado do Emprego e Relações do Trabalho onde exerceu diversas funções, iniciando como estagiário do próprio Secretário, Dr. Francisco Prado de Oliveira Ribeiro. Posteriormente, foi assessor parlamentar do Dr. Paulo Frange, médico cardiologista, diretor do Hospital São Camilo e um dos vereadores mais atuantes da capital paulista. Nessa oportunidade, passou três anos na Câmara Municipal de São Paulo, a maior do país, participando ativamente da elaboração dos seus mais importantes projetos.

Com apenas 23 anos, se candidatou pela primeira vez a vereador em Tietê com o objetivo de torná-la uma cidade ainda melhor. Foi eleito com 1594 votos (8,17% dos votos válidos) pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, votação nunca alcançada antes do pleito de 2008, sendo o segundo mais votado e o vereador mais jovem da história da cidade. No biênio 2009/2010, foi eleito por unanimidade para o cargo de 1º Secretário da Câmara Municipal de Tietê, além de assumir a presidência das Comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Orçamento, Finanças e Contabilidade.

Autor de centenas de projetos de Lei, requerimentos, moções e demais proposituras, Manoel David vem se destacando por suas atividades como vereador. Trabalha constantemente legislando, fiscalizando e zelando pelo município. Dentre seus vários projetos, destacam-se a Arborização Urbana, incentivo à divulgação do prograa Nota Fiscal Paulista, além de inúmeros projetos em benefício dos portadores com necessidades especiais, idosos, meio ambiente, educação, saúde, segurança, etc.

Atualmente, filiado ao PSD, é o presidente do Diretório Municipal do partido, tem se dedicado ao fortalecimento da sigla na região. Durante o ano de 2011 auxiliou a deputada estadual Rita Passos como seu assessor para a região de Tietê.

Ao lado da deputada Rita Passos e do deputado federal Ricardo Izar Jr., buscado recursos estaduais e federais para as entidades de Tietê como Santa Casa, Lar São Vicente de Paula, Albergue Noturno, Arco Iris, Casa de Maria, e muitas outras, além de buscar a inscrição de Tietê nos mais diversos programas disponibilizados pelos governos do Estado e da União. Até agora já conquistou mais de 1 milhão de reais em recursos estaduais e federais para Tietê tem como grande vitória a instalação e funcionamento da ETEC Nelson Vianna, sua principal bandeira no pleito de 2008.

Iniciou o curso de Pós-Graduação “Gerente de Cidades”, na FAAP, em agosto de 2011, com o objetivo de se capacitar para o melhor uso de modernas ferramentas a fim de tornar a administração pública municipal mais eficiente, com foco no cidadão-cliente, maximizando a qualidade da utilização dos espaços urbanos, através do melhor planejamento e das corretas políticas público.

Busca atender sempre a população, tanto na Câmara Municipal quanto em habituais visitas que faz aos mais diversos bairros da cidade, sempre disposto a ajudar e tentar solucionar os problemas do município.